Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Empraba propõe reaproveitamento de pastagens degradadas

pastagens degradadas
(Foto: Jakob Cotton/Unsplash)

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) completa 51 anos com uma proposta inovadora para lidar com pelo menos 28 milhões de hectares de pastagens degradadas no Brasil. A empresa sugere a conversão dessas áreas em sistemas agropecuários e florestais sustentáveis, um volume de terra comparável ao tamanho do estado do Rio Grande do Sul.

Bioma do cerrado em foco

O Cerrado, um dos biomas mais afetados, possui a maior concentração de áreas em degradação, com destaque para os estados de Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Pará. A proposta de Embrapa vem no momento oportuno, seguindo o lançamento do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas pelo governo federal no final do ano passado.

Potencial econômico

A implementação das políticas sugeridas poderia aumentar em 35% a área plantada de grãos no Brasil, demonstrando o vasto potencial econômico das terras atualmente subutilizadas. Além disso, há possibilidades de reflorestamento e aumento da produção pecuária.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Desafios e estratégias

Apesar da existência de tecnologia e experiência para tal empreendimento, a efetivação destas políticas é um desafio. O planejamento das ações deve considerar uma variedade de fatores, incluindo o ambiente biofísico, infraestrutura local e aspectos socioeconômicos. A Embrapa destaca a necessidade de crédito facilitado, capacitação de produtores e assistência técnica como elementos cruciais para o sucesso do programa. “É preciso integrar políticas públicas, fazer com que os produtores rurais tenham acesso ao crédito, ampliar o serviço de educação no campo, e dar assistência técnica e extensão rural para a estruturação de projetos e para haja um trabalho contínuo e não uma coisa pontual”, assinala o engenheiro agrônomo Eduardo Matos, superintendente de Estratégia da Embrapa.

Impacto na pecuária e agricultura

No Brasil, a pecuária e a agricultura são atividades centrais, com a agropecuária ocupando mais de 15 milhões de pessoas. A recuperação de pastagens degradadas não apenas contribuirá para o aumento da produção de carne bovina, onde o Brasil se destaca globalmente, mas também promoverá práticas agrícolas mais sustentáveis.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado