Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Governo monta força-tarefa para conter desmatamento no Cerrado

desmatamento cerrado
(Foto: (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A combate ao desmatamento no Cerrado ganha novo fôlego com a criação de uma força-tarefa entre o governo federal e os estados que abrangem o segundo maior bioma brasileiro. A medida surge como resposta aos crescentes desafios impostos pelo avanço da degradação ambiental nesta região crítica, que detém cerca de 25% do território nacional e é essencial para a biodiversidade e os recursos hídricos do país.

Unindo forças para a preservação

Em uma ação coordenada na tarde da quarta-feira (27), liderada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, e com a participação dos governadores Carlos Brandão (Maranhão), Romeu Zema (Minas Gerais), Ronaldo Caiado (Goiás), Mauro Mendes (Mato Grosso), Eduardo Riedel (Mato Grosso do Sul), Wanderlei Barbosa (Tocantins), da vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão; e do secretário de Meio Ambiente da Bahia, Eduardo Sodré.  Também se fizeram presentes ministros Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; e a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. Todos se comprometeram a integrar esforços no âmbito do Plano de Ação Contra o Desmatamento do Cerrado (PPCerrado).

Na Amazônia, o governo federal tem um poder de ação muito maior. No Cerrado, são os estados que têm um poder de ação maior“, afirmou a ministra Marina Silva a jornalistas, após o encontro. “A grande participação de governadores é uma demonstração de que o problema será resolvido, em um pacto que envolve o governo federal, os governos estaduais, envolve o setor produtivo, a sociedade civil e a comunidade científica“, acrescentou.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Dados unificados para ação eficaz

A preservação do segundo maior bioma brasileiro passa pela unificação e cruzamento das bases de dados estaduais com as do governo federal, visando superar os desafios impostos pela fragmentação das informações. Essa integração é essencial para revitalizar o Cadastro Ambiental Rural (CAR) – um registro com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais – e promover uma gestão ambiental mais coesa e informada.

Desafios e impactos

O Cerrado enfrenta um momento delicado, com um incremento preocupante de 19% nos alertas de desmatamento em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esta realidade acende um alerta sobre a urgência de ações concretas para reverter essa tendência, especialmente na região do Matopiba, que concentra grande parte do desmatamento e enfrenta riscos de desertificação e alterações significativas no regime de chuvas.

Recursos para mudança

A pasta do Meio Ambiente informou que o apoio dos estados na força-tarefa pode garantir a liberação de recursos do Fundo Amazônia para financiar ações, considerando que até 20% dos recursos podem ser aplicados em medida de monitoramento e controle em outros biomas.

 

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado