Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

O melhor azeite do mundo é brasileiro, segundo guia ESAO

O melhor azeite do mundo é brasileiro, segundo guia ESAO
(Foto: Divulgação/Potenza Frutado).

O azeite Potenza Frutado, da Fazenda Serra dos Tapes em Canguçu, Rio Grande do Sul, conquistou o primeiro lugar na categoria “Melhor Azeite de Oliva Extravirgem Internacional” no Guia ESAO. Este guia é produzido pela Escola Superior do Azeite de Oliva, uma renomada instituição espanhola.

 

 

conteúdo patrocinado

Esta não é a primeira vez que o Potenza Frutado é premiado na Espanha, onde a competição de azeites é intensa devido ao país ser o maior produtor mundial. No ano passado, o mesmo azeite foi eleito o melhor do hemisfério sul pelo Mario Solinas Quality Award, e novamente em março deste ano, no Prêmio Internacional Expoliva de Qualidade dos Melhores Azeites Extravirgens, na categoria “Azeite Frutado Ligeiro”.

A sommelier de azeites Cláudia Santos, responsável pelo desenvolvimento do Potenza Frutado, destaca que o azeite possui uma acidez máxima de 0,14% e é feito a partir das variedades de azeitonas arbequina, coratina e frantoio. A especialista sublinha que todas as etapas de produção, desde o cultivo até o armazenamento, são meticulosamente analisadas.

O prêmio ESAO, além de reconhecer a qualidade do azeite, também reforça a posição da Fazenda Serra dos Tapes como uma referência na produção de azeites de alta qualidade. Com a cerimônia de premiação prevista para 24 de abril em Jaén, Espanha, a fazenda se prepara para receber mais uma vez o reconhecimento internacional.

A Fazenda Serra dos Tapes, onde o Potenza Frutado é produzido, é o primeiro lugar brasileiro e único da América Latina a receber o selo ESAO.

Além do sucesso nos concursos, a fazenda está aberta a visitações, oferecendo uma experiência cultural completa em torno da produção de azeite. Visitantes podem explorar as instalações e aprender mais sobre o processo de produção de azeite, de uma forma educativa e interativa.

A secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Governo do Rio Grande do Sul, Simone Stülp, comentou sobre o impacto dessas conquistas para o estado do Rio Grande do Sul. “Os azeites produzidos aqui têm grande tradição e qualidade, reconhecida agora mundialmente através destes prêmios. O governo está comprometido em apoiar nossos produtores e promover a excelência dos produtos gaúchos no cenário internacional.”

As conquistas do Potenza Frutado demonstram o potencial do Brasil no mercado de azeites de oliva, mostrando que o país pode competir de igual para igual com os grandes produtores tradicionais, como Espanha e Itália.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado