Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Copom reduz Selic para 10,50%; é a sétima redução seguida

Copom corta a Selic para 10,50% ao ano em decisão dividida, optando por um corte menor e mais cauteloso diante da conjuntura econômica.
Imagem do Banco Central do Brasil.
Banco Central do Brasil (Imagem: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil decidiu nesta quarta-feira (8) reduzir a taxa básica de juros, a Selic, de 10,75% para 10,50% ao ano. O corte de 0,25 ponto percentual, menor do que as reduções anteriores, revela um ritmo mais moderado na flexibilização da política monetária.

A decisão não foi unânime entre os membros do Copom. Quatro diretores votaram a favor de um corte maior, de 0,50 ponto percentual. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e os diretores Carolina de Assis Barros, Diogo Abry Guillen, Otávio Ribeiro Damaso e Renato Dias de Brito Gomes defenderam a redução de 0,25 ponto percentual. Já Ailton de Aquino Santos, Gabriel Muricca Galípolo, Paulo Picchetti e Rodrigo Alves Teixeira votaram pelo corte maior de 0,50 ponto percentual.

Embora a reunião de março tenha sinalizado a possibilidade de uma redução maior caso o cenário econômico se confirmasse, o Copom optou por uma abordagem mais cautelosa. Essa é a sétima redução consecutiva da taxa Selic, que agora atinge o nível mais baixo desde fevereiro de 2022, quando a taxa foi elevada de 9,25% para 10,75%.

Para o Comitê, a conjuntura atual — marcada por um processo de desinflação mais lento, expectativas inflacionárias desalinhadas e um cenário global complexo — requer cautela e moderação na condução da política monetária.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas