Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Banco Central do Peru reduz juros para 5,75%

Banco Central do Peru
(Imagem: divulgação/Banco Central do Peru)

O Banco Central do Peru reduziu a taxa básica de juros em 25 pontos-base, fixando-a em 5,75%. A decisão, divulgada na quinta-feira (9), marca a segunda redução consecutiva, mantendo o ritmo do mês anterior. A instituição, no entanto, não se comprometeu com novos cortes, destacando que futuros ajustes dependerão dos dados da inflação e outros fatores.

A inflação em abril mostrou uma reversão nos impactos dos choques de oferta de alguns alimentos. Na comparação anual, a inflação caiu de 3,0% em março para 2,4% em abril, dentro da faixa-alvo. O núcleo inflacionário, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, também reduziu ligeiramente, de 3,1% para 3,0%, permanecendo no limite superior da meta.

 

conteúdo patrocinado

 

Saiba mais:

O BC do Peru acredita que a inflação continuará desacelerando gradualmente ao longo de 2024 e deve operar no centro da meta nos próximos meses. O Conselho enfatizou o compromisso de tomar todas as medidas necessárias para manter a inflação sob controle.

No entanto, os indicadores de expectativas para a atividade econômica indicam uma “ligeira deterioração”, segundo o comunicado do Banco Central. Além disso, dados do Instituto Nacional de Estatística e Informática (Inei) mostraram um aumento de 1,5% na pobreza monetária no Peru em 2023, afetando 29% da população, o que equivale a cerca de 10 milhões de pessoas.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado