Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Caixa adia concurso no RS, mas mantém no restante do Brasil

A Caixa adia a prova do concurso no Rio Grande do Sul devido à calamidade, mas mantém o certame no restante do país.
Caixa adia concurso no RS, mas mantém no restante do Brasil
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil).

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta sexta-feira (10), o adiamento das provas do concurso do banco no Rio Grande do Sul devido à situação de calamidade causada pelas fortes chuvas no estado. No restante do país, a prova está mantida para 26 de maio. Para os cerca de 47 mil inscritos no Rio Grande do Sul, uma nova data ainda será definida.

A instituição assegura que a decisão não afetará a igualdade de condições entre os candidatos, pois eles concorrem por polos selecionados no momento da inscrição, e não em âmbito nacional.

Ao todo, mais de 1,2 milhão de candidatos se inscreveram para o concurso, que oferece mais de 4 mil vagas, incluindo cadastro reserva. Os interessados podem entrar em contato com a Fundação Cesgranrio, que organiza o certame, para tirar dúvidas por meio da central de atendimento 0800 701 2028, funcionando das 9h às 17h (horário de Brasília), ou via e-mail [email protected].

De acordo com o edital, as provas no Rio Grande do Sul estavam previstas para as seguintes cidades:

  • Caxias do Sul
  • Novo Hamburgo
  • Passo Fundo
  • Pelotas
  • Porto Alegre
  • Santa Maria
  • Santo Ângelo
  • São Leopoldo
  • Uruguaiana

Outros concursos adiados

 

Além do concurso da Caixa, outros certames marcados para maio também foram adiados devido às tragédias climáticas no Rio Grande do Sul.

Concurso Nacional Unificado (CNU)

Popularmente chamado de “Enem dos Concursos,” o CNU foi adiado pelo governo federal. A prova estava prevista para 5 de maio, mas a decisão foi tomada em virtude das fortes chuvas no Rio Grande do Sul. No estado, cerca de 80 mil candidatos estavam inscritos, enquanto, no país, o número total é de 2,5 milhões. A nova data para a prova ainda não foi estabelecida.

Banco Central

O Banco Central informou que seu concurso público, programado para 19 de maio, foi adiado devido à situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul. No estado, aproximadamente 1.100 candidatos, representando 3% dos 38 mil inscritos, fariam as provas em Porto Alegre, onde a normalização das condições é aguardada para o reagendamento.

Comissão de Valores Mobiliários (CVM)

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Fundação Getulio Vargas (FGV) também postergaram a aplicação das provas programadas para 26 de maio. Em todo o país, as chuvas torrenciais no Rio Grande do Sul e a declaração de calamidade pública pelo governo federal foram os principais fatores para essa decisão. A nova data para a prova é 23 de junho de 2024, mantendo os horários do Edital de Abertura.

O concurso público oferece 60 vagas, sendo 20 para Inspetor e 40 para Analista, com salário inicial de R$ 20.924,80.

Inmetro

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) adiou a aplicação da prova que ocorreria em 12 de maio. A decisão foi motivada pela situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul, mas ainda não há uma nova data definida.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas