Publicidade

Cresce número de compradores de imóveis no Brasil

Aumento sustentado no primeiro trimestre de 2024

São Paulo - imóveis
(Imagem: divulgação/Diogo Moreira)
São Paulo - imóveis
(Imagem: divulgação/Diogo Moreira)

O número de compradores de imóveis no Brasil cresceu para 11% no primeiro trimestre de 2024. É o segundo trimestre consecutivo de aumento, conforme revela um estudo recente da FipeZap. O aumento representa uma elevação em relação aos 10% registrados no mesmo período do ano anterior, baseado em uma pesquisa com 1.247 pessoas.

A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) corroborou esses dados, destacando que as vendas de imóveis residenciais cresceram 32,6% em 2023. De acordo com o estudo, os imóveis usados têm sido os mais procurados, escolhidos por 65% dos compradores, com 61% desses compradores adquirindo a propriedade para moradia.

Por outro lado, a percepção dos compradores sobre preços altos recuou, caindo de 75% em 2023 para 73% neste ano, aumentando o número de pessoas que consideram os preços atuais como razoáveis. Entre os investidores, a opção por adquirir imóveis para alugar está em alta, com 79% dos entrevistados optando por essa modalidade visando a obtenção de renda.

Olhando para o futuro, 40% dos entrevistados pela FipeZap indicaram a intenção de comprar um imóvel nos próximos três meses, um aumento em relação aos 38% observados no último trimestre de 2023. A maioria desses potenciais compradores (48%) mostra-se indiferente ao estado do imóvel, seja ele novo ou antigo, com um forte interesse em transformar a futura aquisição em residência, especialmente se for para compartilhá-la.

Saiba mais: