O TikTok alcançou o primeiro lugar no relatório “Brand Finance 500 China 2024”, sobre as marcas mais valiosas da China, com um valor de marca estimado em US$ 84,2 bilhões após um crescimento de 28%. Esse desempenho destaca a empresa no cenário global, ocupando a sétima posição no ranking mundial.
O Banco Industrial e Comercial da China seguiu em segundo lugar, com uma valorização de 3% em seu valor de marca, alcançando US$ 71,8 bilhões. Este banco também figura entre os dez mais valiosos do mundo, ocupando a décima posição.
A State Grid Corporation of China, que registrou um aumento de 21% no valor de marca, alcançou US$ 71,1 bilhões e ficou na terceira posição. A nível global, ocupa o décimo segundo lugar.
O relatório inclui ainda outras marcas como o Banco de Construção da China e o Banco Agrícola da China, ambos apresentando um crescimento de 5% em seus valores de marca, alcançando US$ 65,6 bilhões e US$ 60,4 bilhões, respectivamente. O Banco da China e o Grupo Kweichow Moutai também apresentaram mudanças em seus valores, com aumentos de 7% e 1%, respectivamente.
Veja as 25 principais marcas classificadas:
1 – TikTok (crescimento de 28%, valor de marca de US$ 84,2 bilhões)
2 – Banco Industrial e Comercial da China (crescimento de 3%, valor de marca de US$ 71,8 bilhões)
3 – State Grid Corporation of China (crescimento de 21%, valor de marca de US$ 71,1 bilhões)
4 – Banco de Construção da China (crescimento de 5%, valor de marca de US$ 65,6 bilhões)
5 – Banco Agrícola da China (crescimento de 5%, valor de marca de US$ 60,4 bilhões)
6 – Banco da China (crescimento de 7%, valor de marca de US$ 50,5 bilhões)
7 – Grupo Kweichow Moutai (crescimento de 1%, valor de marca de US$ 50,1 bilhões)
8 – Ping An da China (redução de 1%, valor de marca de US$ 44,4 bilhões)
9 – China Mobile (crescimento de 2%, valor de marca de US$ 44,2 bilhões)
10 – WeChat (redução de 17%, valor de marca de US$ 41,8 bilhões)
11 – Tencent (redução de 5%, valor de marca de US$ 36,1 bilhões)
12 – Huawei (redução de 30%, valor de marca de US$ 31,1 bilhões)
13 – China Construction (redução de 6%, valor de marca de US$ 30 bilhões)
14 – PetroChina (redução de 4%, valor de marca de US$ 28,5 bilhões)
15 – Sinopec (crescimento de 5%, valor de marca de US$ 28,5 bilhões)
16 – Banco de Comércio da China (crescimento de 9%, valor de marca de US$ 26,6 bilhões)
17 – Wuliangye (redução de 15%, valor de marca de US$ 25,9 bilhões)
18 – TSMC (crescimento de 16%, valor de marca de US$ 25,1 bilhões)
19 – Taobao (redução de 34%, valor de marca de US$ 20,1 bilhões)
20 – Contemporary Amperex Technology (crescimento de 29%, valor de marca de US$ 19 bilhões)
21 – Tmall (redução de 32%, valor de marca de US$ 18,6 bilhões)
22 – Banco Postal e Poupança da China (crescimento de 7%, valor de marca de US$ 18,3 bilhões)
23 – Banco de Transporte da China (redução de 4%, valor de marca de US$ 18,3 bilhões)
24 – China Life Insurance (crescimento de 1%, valor de marca de US$ 18 bilhões)
25 – JD.com (redução de 6%, valor de marca de US$ 17,8 bilhões)
Marcas como WeChat, China Mobile, Tencent e Huawei mostraram variações em seus valores de marca, com o WeChat e o Tencent registrando quedas de 17% e 5%, enquanto o Huawei teve a maior queda de 30%. A Tencent, especificamente, viu seu valor de marca cair para US$ 36,1 bilhões.
Além do valor de marca, o relatório também examinou a percepção sobre o desenvolvimento sustentável das empresas. Além de marca mais valiosa, o TikTok lidera com um valor de percepção de desenvolvimento sustentável de US$ 9,2 bilhões, seguido pela State Grid Corporation of China com US$ 7,7 bilhões e pelo Grupo Kweichow Moutai com US$ 5,8 bilhões.