Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

BNDES e Brisanet fecham acordo para internet 5G em Fortaleza

BNDES e Brisanet fecham acordo para levar internet 5G para Fortaleza. (Imagem: Estácio Jr./Casa Civil)
BNDES e Brisanet fecham acordo para levar internet 5G para Fortaleza. (Imagem: Estácio Jr./Casa Civil)

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou a concessão de crédito de R$ 146,1 milhões para a Brisanet, uma empresa cearense de telecomunicações. O investimento será utilizado para ampliar e aperfeiçoar as redes e serviços de internet e telecomunicações em 168 comunidades periféricas de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Maranguape, no Ceará.

Evento de lançamento

O anúncio foi realizado na última terça-feira (14), em evento no Complexo Mais Infância do Cristo Redentor, em Fortaleza. A cerimônia contou com a presença do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, do CEO da Brisanet, Roberto Nogueira, do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e da governadora em exercício do Ceará, Jade Romero (MDB).

BNDES e Brisanet: expansão do 5G

O projeto “Periferias Conectadas” visa universalizar a banda larga fixa sem fio (FWA) baseada em redes 5G. A iniciativa prevê a instalação de 95 torres de telecomunicações e 95 Estações Rádio Base (ERBs) para a expansão da cobertura do Serviço Móvel Pessoal (SMP). Além disso, serão instalados 50 mil modens FWA para fornecer banda larga sem utilização de fios, usando links de rádio entre uma torre de celular e o domicílio do cliente.

conteúdo patrocinado

Leia também:

Brisanet do Ceará estreia na Bolsa com IPO bem-sucedido

Benefícios para a comunidade

Jade Romero, destacou que o projeto beneficiará mais de 200 mil pessoas na Região Metropolitana de Fortaleza. “O Estado do Ceará é vanguarda em diversas áreas e agora também na conectividade, trazendo a universalização do 5G para a Grande Fortaleza”, afirmou.

Impacto econômico e social

Segundo o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, a iniciativa representa um avanço para a inclusão digital nas comunidades periféricas. “Estamos fazendo uma entrega inovadora. Fortaleza será a primeira capital do Brasil a ter 5G em 100% da sua área territorial, graças ao financiamento do BNDES e ao empenho da Brisanet”, afirmou Mercadante.

Parcerias e investimentos

A Brisanet, responsável por vencer o Leilão do 5G no Nordeste, recebeu a concessão de crédito do BNDES com recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust). O CEO da Brisanet, Roberto Nogueira, comentou que a inclusão digital sempre foi o maior propósito da empresa. “Agora, com o apoio do Fust, estamos determinados a ir ainda mais longe”, disse Nogueira.

Futuro da conectividade

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, enfatizou que Fortaleza será a primeira capital do país completamente conectada por meio do 5G até julho deste ano. “Disponibilizar recursos para que o 5G chegue nas regiões de periferia é um projeto de inclusão que muito nos orgulha”, destacou o ministro.

Desafios e expectativas

Além da expansão do 5G, o evento abordou outros desafios enfrentados pelo governo, como a tragédia no Rio Grande do Sul. Mercadante destacou a importância de se preparar para as mudanças climáticas e mencionou medidas de apoio às empresas afetadas pela catástrofe.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado