Publicidade

Globo sobe no ranking das marcas mais valiosas do Brasil

Emissora sobe duas posições e vale R$ 2,8 bilhões

Globo
(Imagem: reprodução/TV Globo)
Globo
(Imagem: reprodução/TV Globo)

A Globo, única emissora de TV presente no ranking, alcançou a 34ª posição entre as 100 marcas mais valiosas do Brasil, segundo a consultoria britânica Brand Finance. A marca do canal líder de audiência subiu dois postos em relação a 2023, devido a uma valorização de 5%. Atualmente, a Globo vale 558 milhões de dólares, equivalentes a R$ 2,8 bilhões.

Essa elevação reflete o bom desempenho financeiro do Grupo Globo no ano passado. Em 2023, o grupo registrou receitas de R$ 15,1 bilhões, com um lucro de R$ 838 milhões. Em dezembro, a companhia tinha R$ 14,2 bilhões em caixa, mantendo o pagamento das dívidas em dia. O desempenho positivo impulsionou a valorização da marca no mercado.

A empresa Brand Finance elabora anualmente a lista das 100 marcas brasileiras mais valiosas. Pelo oitavo ano consecutivo, o Itaú ficou em primeiro lugar. O top 10 inclui Banco do Brasil, Bradesco, Petrobras, Vale, Caixa, Localiza, Brahma, Natura e Skol.

A Vivo é a primeira marca da área de comunicação a aparecer no ranking, ocupando a 12ª colocação. Portanto, a Globo, única emissora de TV listada, destacou-se na 34ª posição, consolidando a importância no cenário nacional.

Resultado financeiro em 2023

A Globo Comunicação e Participações (GCP), maior empresa de mídia do país, registrou lucro líquido de R$ 838,7 milhões em 2023, resultados 100% operacional, fruto de todos os negócios da Globo. O número é 33% menor do que os R$ 1,25 bilhões de 2022, mas o exercício anterior foi influenciado por ganhos não recorrentes, como a venda da gravadora Som Livre, concluída em abril daquele ano, um evento distinto do desempenho das operações.

Leia mais: