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Paulo André Holanda visita Energy System Catapult e Universidades no Reino Unido

Missão Internacional Explora SAF no Reino Unido

Paulo André Holanda, Keilla Castro, Gerente de Planejamento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), e Isabela Maciel, Assessora do SENAI Ceará para Transição Energética. (Foto: Divulgação)

Na terça-feira, 20/05, Paulo André Holanda, Diretor Regional do SENAI Ceará, realizou uma visita técnica ao Centro de Inovação em Combustíveis de Aviação Sustentáveis (SAF-IC) do Translational Energy Research Centre (TERC). Ele esteve acompanhado por Keilla Castro, Gerente de Planejamento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), e Isabela Maciel, Assessora do SENAI Ceará para Transição Energética.

“Estamos participando desta missão sob orientação e a liderança do Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, que não mede esforços para aproximar o SESI, o SENAI e o IEL de grandes centros pesquisa, inovação e de treinamento, para que possamos, sempre, oferecer o que há de melhor para os industriais cearenses e também para o desenvolvimento do nosso estado”, afirma Paulo André.

Financiamento e Objetivos do SAF-IC

O SAF-IC é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e pela Universidade de Sheffield. Este centro é o primeiro no Reino Unido a capturar gás carbônico (CO2), produzir hidrogênio, convertê-lo em combustíveis de aviação sustentáveis e analisar seu desempenho e sustentabilidade técnica em um único local.

(Foto: Divulgação)

Capacidades Técnicas do Centro

Os laboratórios do SAF-IC possuem equipamentos para verificar diferentes rotas de produção do combustível. Há também uma turbina para teste, permitindo analisar performance, emissões de carbono e características de ignição.

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Colaboração Internacional

Segundo Paulo André Holanda, a visita ao Reino Unido representa uma oportunidade de colaboração entre o Ceará e centros de inovação internacionais. Keilla Castro, do Porto do Pecém, considerou a missão produtiva e identificou sinergias para o desenvolvimento do hub de hidrogênio do CIPP.

Reunião com Energy System Catapult

A comitiva também se reuniu com representantes da Energy System Catapult. Entre os presentes estavam Felipe Cruz, Assessor de Negócios e Inovação Internacional do ESC; Mazen Musaeed, da Universidade de Sheffield; e Dr. Ehsan Alborzi, líder do SAF-IC.

Visita à Universidade de Cranfield

À tarde, o grupo visitou a Universidade de Cranfield, conhecida por suas pesquisas em diferentes níveis de maturidade. Em 2021, foi classificada entre as cinco melhores universidades do Reino Unido em receitas de pesquisas comerciais.

Laboratório de Hidrogênio Azul

O principal laboratório da Universidade foca na produção de hidrogênio azul. Com um investimento de 9 milhões de libras, a planta piloto pode produzir 700kg de hidrogênio por dia. A reunião foi conduzida por Dr. Ali Nabavi, chefe do Centro de Energia Renovável e de Baixo Carbono.

Pesquisa em Energias Renováveis

Foram apresentadas pesquisas sobre geração de hidrogênio offshore, energia solar flutuante, energia das marés e novos catalisadores para produção de hidrogênio. As visitas aos laboratórios foram conduzidas pelo Dr. Luofeng Huang, professor de Engenharia Mecânica.

Transição para Combustíveis Sustentáveis no Brasil

O setor aéreo brasileiro se prepara para adotar o Sustainable Aviation Fuel (SAF) a partir de 2027, misturado com querosene de aviação. Apesar dos benefícios ambientais, o seu custo preocupa a indústria aérea.

Projeto de Lei do Combustível do Futuro

A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei do Combustível do Futuro, visando reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 1% até 2027 e em até 10% até 2037. A produção nacional de SAF ainda enfrenta desafios.

Marco Regulatório e Investimentos

Jurema Monteiro, presidente da ABEAR – Associação Brasileira das Empresas Aéreas, em recente audiência pública na Câmara dos Deputados, destacou a necessidade de um marco regulatório para atrair investimentos na produção de SAF. Ela também enfatiza a importância de garantir uma transição sustentável e financeiramente viável para as companhias aéreas.

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