A Gol divulgou nesta segunda-feira (27) seu novo plano de recuperação para os próximos cinco anos. O objetivo é sair da recuperação judicial nos Estados Unidos e melhorar os resultados financeiros. Portanto, a estratégia inclui aumento de capital e metas ambiciosas para elevar suas margens de lucro até o final da década.
A companhia espera que a margem de lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) diminua para cerca de 23% em 2024. No entanto, a empresa planeja elevar essa margem para aproximadamente 29% em 2025, atingir 30% em 2026 e chegar a 34% até 2029. Em comparação, essa margem foi de 32% em 2023.
Programa de melhoria de resultados
Além disso, o plano inclui um programa anual que visa aprimorar os resultados em cerca de 1 bilhão de reais. Este esforço deverá reforçar a posição competitiva da Gol, especialmente em termos de custos unitários. A empresa destacou essa estratégia sem entrar em detalhes adicionais.
Simultaneamente, a Gol pretende realizar um aumento de capital de 1,5 bilhão de dólares. A empresa também planeja refinanciar cerca de 2 bilhões de dólares em dívidas. Essas ações devem ajudar a reduzir a alavancagem de aproximadamente 3,7 vezes no final de 2023 para 3,6 vezes em 2025, 2,9 vezes em 2026 e 1,7 vez em 2029.
Parceria com a Azul
Além disso, a parceria de codeshare com a Azul foi anunciada na última sexta-feira. Gol e Azul ocupam, respectivamente, a segunda e terceira posições no Brasil em receita por passageiro por quilômetro. Cada uma tem cerca de 30% do mercado doméstico. A colaboração é vista como um passo estratégico importante no plano de recuperação da Gol.
Adicionalmente, a empresa também planeja expandir sua frota de aeronaves de 141 unidades no final de 2023 para 169 até 2029.
Contexto de recuperação judicial
Finalmente, em meio a desafios contínuos, a Gol se mantém firme em seu compromisso de recuperar sua saúde financeira. Em suma, a recuperação judicial nos Estados Unidos, iniciada no começo deste ano, é uma das medidas adotadas para garantir a sustentabilidade a longo prazo da empresa e a eficácia de sua operação no cenário aéreo brasileiro.