A Gol Linhas Aéreas (GOLL4), que se encontra em processo de recuperação judicial nos Estados Unidos, reportou um prejuízo líquido de R$ 395 milhões no mês de abril. A receita durante o período foi de R$ 1,34 bilhão. Esses dados constam no relatório operacional mensal exigido como parte do processo de recuperação judicial da companhia, conhecido como Chapter 11 nos Estados Unidos.
O relatório, que cobre o período de 1º a 30 de abril, foi submetido ao Tribunal de Falências dos Estados Unidos. Nele, também consta que a empresa registrou um lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de R$ 135 milhões no mesmo período.
A companhia aérea encerrou o mês de abril com R$ 3,56 bilhões em caixa e equivalentes de caixa, além de R$ 2,23 bilhões em contas a receber. No entanto, a Gol possui uma dívida líquida de R$ 23,31 bilhões, conforme os números preliminares apresentados.
Mudança na liderança financeira
Além dos resultados financeiros, a Gol anunciou uma mudança em sua liderança. O Conselho de Administração nomeou Eduardo Guardiano Leme Gotilla como o novo diretor vice-presidente financeiro e de relações com investidores. Gotilla substituirá Mario Tsuwei Liao, que renunciou ao cargo, mas continuará na empresa como assessor de projetos especiais.
A nomeação de Gotilla foi aprovada pelo Conselho de Administração da Gol e será efetivada na próxima segunda-feira. Gotilla tem um histórico robusto no setor, tendo atuado como CFO na Light e na RHI Magnesita, além de ter sido diretor estatutário da CSN. Além disso, também presidiu o conselho de administração da Magnesita Refratários e participou dos conselhos da BB Previdência, Minas Gerais Investimentos e da Codemig.
Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Gol ressaltou a ampla experiência de Gotilla em diversas áreas, incluindo finanças corporativas, desenvolvimento de negócios, turnaround/restruturação, gestão tributária, estratégia de capital, gestão de desempenho e relações com investidores.
No início da semana, a Gol apresentou um plano financeiro de cinco anos com o objetivo de sair da recuperação judicial e melhorar seus resultados. O plano inclui uma injeção de capital de US$ 1,5 bilhão, visando fortalecer as margens operacionais da empresa.
Parceria com Azul
Além das medidas financeiras, a Gol também fechou um programa de codeshare com a Azul. Este acordo permitirá que ambas as companhias aéreas compartilhem voos, oferecendo mais opções de conexões para os passageiros e potencialmente aumentando a eficiência operacional de ambas as empresas.
Futuro da Gol
A Gol enfrenta dificuldades financeiras, mas a empresa adota várias medidas para reverter a situação e garantir um futuro mais estável. O mercado acompanhará de perto os próximos movimentos da Gol, especialmente no contexto de sua recuperação judicial.
Com esses desenvolvimentos, a Gol espera estabilizar suas operações e gradualmente melhorar seus indicadores financeiros, enquanto continua a enfrentar os desafios do setor aéreo.