Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Mercados da Ásia fecham sem direção única nesta sexta

Alta em Tóquio e perda modesta em Xangai

Bolsas de Valores de Ásia e Oceania - China
(Imagem: Pixabay)

Nesta sexta-feira, 31 de maio, os mercados acionários da Ásia fecharam sem direção única, influenciados por expectativas em relação aos dados de inflação da zona do euro e dos Estados Unidos. Os dados são importantes para as decisões de política monetária mundial, impactando diretamente os mercados.

Em Tóquio, o índice Nikkei fechou em alta de 1,14%, alcançando 38.487,90 pontos. O desempenho positivo foi impulsionado por setores como o imobiliário e o financeiro, com esperanças de corte de juros pelo Fed devido à desaceleração econômica dos EUA. Mitsubishi Estate subiu 3,6% e Daiwa Securities Group avançou 5,2%.

Na China, a Bolsa de Xangai teve uma leve queda de 0,16%, fechando a 3.086,81 pontos, enquanto a de Shenzhen subiu 0,21%, terminando a 1.809,05 pontos. O índice de gerentes de compras (PMI) da indústria chinesa caiu de 50,4 em abril para 49,5 em maio, sinalizando contração da atividade.

Publicidade

O PMI de serviços também caiu, de 51,2 em abril para 51,1 em maio. As ações de mineradoras e infraestrutura lideraram as perdas, com Zijin Mining caindo 1,5% e China Yangtze Power recuando 0,1%. Em contraste, empresas de software tiveram bons ganhos, com Thunder Software Technology subindo 8,1% e Cubic Digital Technology, 18%.

O índice Kospi, em Seul, registrou um leve ganho de 0,03%, fechando a 2.636,20 pontos, interrompendo uma sequência de três dias de perdas. Durante a semana, o índice caiu 1,9%, e 2,1% no mês. Destaques incluem a fabricante de baterias LG Energy Solution, com alta de 0,9%, e a companhia aérea Jin Air, que subiu 4,9%.

Hong Kong e Taiwan, na Ásia

Em Hong Kong, o índice Hang Seng caiu 0,83%, fechando a 18.079,61 pontos, após inicialmente subir, mas perdeu força com o fraco PMI da China. Empresas como Alibaba e Meituan tiveram quedas de 1,8% e 3,5%, respectivamente. Contudo, Taiwan, o índice Taiex fechou em baixa de 0,89%, a 21.174,22 pontos.

Oceania

Na Oceania, o S&P/ASX 200 de Sydney fechou em alta de 0,96%, a 7.701,70 pontos. Apesar da recuperação, o mercado australiano registrou uma queda semanal de 0,3%, mas ainda apresentou um ganho mensal de 0,5%. Ações ligadas ao consumo, viagens e supermercados lideraram os ganhos, acompanhadas pelo setor financeiro.

Sendo assim, os mercados asiáticos mostraram variações nesta sexta-feira, refletindo a influência de dados econômicos globais e as expectativas sobre políticas monetárias.

Veja mais:

Análise revela os bancos mais baratos para investir na Bolsa
conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado