Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Análise revela os bancos mais baratos para investir na Bolsa

Banco do Brasil e Banrisul se destacam por baixos índices de P/L e P/VPA

banco do brasil - bancos
Banco do Brasil (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

No setor financeiro, representado na B3 pelo Índice Financeiro (IFNC), os ativos de bancos são frequentemente escolhidos por investidores devido ao bom dividend yield. Entre as grandes instituições financeiras destacam-se Itaú (ITUB4), Banco do Brasil (BBAS3) e Bradesco (BBDC4). A questão que surge é: qual desses bancos está mais barato para investir?

Os analistas do setor apontam que a escolha de ações bancárias não deve se restringir a métricas como preço sobre lucro (P/L) ou preço da ação sobre valor patrimonial (P/VPA). Assim, aspectos como o momento da companhia, a perspectiva de crescimento e o retorno em dividendos são fundamentais.

Banco do Brasil e Banrisul

Considerando os critérios usuais da análise fundamentalista, o Banco do Brasil se destaca com um P/L de 4,47 vezes e um P/VPA de 0,88. Já o Banrisul (BRSR6) apresenta-se como o banco mais barato na métrica P/VPA, com 0,47 vezes o preço da ação sobre o valor patrimonial.

Publicidade
Bradesco

O Bradesco é visto como um dos bancos mais caros, com um P/L de 8,23 vezes e P/VPA de 0,77, conforme dados da Consultoria Elos Ayta. Analistas apontam que o principal desafio do banco é a inadimplência elevada, reflexo de um aumento de crédito pós-pandemia. O Bradesco pode ganhar atratividade conforme os resultados da reformulação conduzida pelo novo CEO, Marcelo Noronha, se apresentarem.

Itaú ou Itaúsa

Investidores que buscam exposição ao Itaú podem considerar as ações da holding Itaúsa (ITSA4) como uma opção mais barata. O Itaú negocia a múltiplos de 9,07 vezes o preço sobre lucro, enquanto a Itaúsa apresenta 7,26 vezes. Na métrica P/VPA, a Itaúsa também se sai melhor, com 1,29 vezes contra 1,79 do banco.

O índice P/L avalia se o preço das ações está caro ou barato em relação ao lucro da empresa. Já o P/VPA indica o quanto os investidores estão dispostos a pagar pelo patrimônio líquido da empresa. Um P/VPA inferior a 1 sugere que a empresa está avaliada abaixo do seu valor patrimonial, enquanto valores acima de 1 indicam o contrário.

Tabela de comparação
Empresa P/VPA P/L
Banco do Brasil 0,88 4,47
Banrisul 0,47 5,47
ABC Brasil 0,82 5,50
Itaúsa 1,29 7,26
Bradesco 0,77 8,23
Itaú Unibanco 1,79 9,07
Santander BR 1,20 10,64
BTG Banco 2,40 11,76
Banco Pan 1,45 16,37

Veja mais:

 

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado