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Brasil firma acordo com Alibaba na China para exportação de produtos

Governo brasileiro assina acordo com Alibaba para exportação de produtos após fim da isenção de impostos para compras internacionais de até US$ 50.
(Imagem: Alibaba/Divulgação)

O governo brasileiro anunciou um novo acordo com o grupo Alibaba na China para exportação de produtos, visando permitir que pequenas empresas exportem os produtos para a China utilizando a plataforma do gigante de comércio eletrônico. A parceria ocorre logo após a aprovação no Senado do fim da isenção do imposto de importação para compras internacionais de até US$ 50, medida que agora aguarda a decisão da Câmara dos Deputados.

No entanto, o mercado e os pequenos empreendedores receberam bem o anúncio da parceria, vendo na cooperação com o Alibaba uma chance de internacionalizar os negócios. Em maio, Briza Bueno, diretora-geral do AliExpress no Brasil, expressou surpresa com a decisão de fim da isenção. Ela ainda destacou que a carga tributária sobre os produtos deve chegar a cerca de 44,5%. Apesar disso, reafirmou o compromisso da empresa com o mercado brasileiro e mencionou que a companhia está avaliando novas estratégias para lidar com as mudanças.

Potencial da parceria e logística

Durante a visita à sede do Alibaba na China, o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, destacou a capacidade logística do Alibaba. Atualmente, a empresa entrega 5 milhões de pacotes diariamente ao redor do mundo. Ele afirmou que o convênio ajudará comerciantes brasileiros a vender pequenos produtos em quantidades reduzidas para o mercado chinês, com apoio do governo brasileiro. “Estamos no rumo certo para impulsionar o crescimento do nosso setor!”, declarou. Ele ressaltou a importância do acordo para o fortalecimento do empreendedorismo no Brasil.

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Futuro da exportação brasileira

O acordo com o Alibaba representa uma oportunidade para os pequenos empresários brasileiros expandirem os negócios internacionalmente, especialmente em um momento de mudanças nas regras de importação. A parceria oferece uma alternativa de crescimento e de competição em um mercado global, aproveitando a infraestrutura e o alcance da plataforma Alibaba.

O anúncio da parceria foi bem recebido pelo mercado e pelos pequenos empreendedores. Eles veem na cooperação do Brasil com o Alibaba uma chance de internacionalizar os negócios. Embora as novas regras de importação representem um desafio, o acordo cria novas possibilidades para o setor de comércio eletrônico no Brasil. Sendo assim, o acordo destaca a importância de novas ferramentas de cooperação e fomento ao empreendedorismo.

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