Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X
X
X

Embratur e Google impulsionam digitalização no turismo

Parceria visa fortalecer empresas do setor turístico

Google e Embratur
Embratur e Google impulsionam digitalização no turismo (Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo – Embratur firmou uma parceria com o Google. A união é para fortalecer a presença digital de micro, pequenas e médias empresas do setor de turismo, incluindo restaurantes, hotéis e agências de viagem. Contudo, a colaboração foi oficializada em um evento realizado no Sheraton Hotel, em São Conrado, Rio de Janeiro, em 13 de junho.

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, destacou a importância dessa parceria para o setor turístico. “É extremamente importante. Embratur e Google estão há um ano fazendo essa parceria e os primeiros resultados começam a aparecer”, afirmou. Ele enfatizou que essa cooperação beneficia diretamente os donos de bares, restaurantes, hotéis e agências de viagem, que recebem turistas estrangeiros.

A iniciativa inclui workshops e conteúdos sobre boas práticas, além de ferramentas como cardápio digital e reserva de mesas pelo aplicativo. Assim, o objetivo é capacitar empreendedores para melhor recepcionar visitantes estrangeiros, fornecendo informações e menus em diversos idiomas. Empresários interessados podem acessar o site do EmbraturLAB, laboratório de inovação da Embratur, para obter treinamentos e tutoriais, além de tirar dúvidas através do e-mail [email protected].

Publicidade

Durante o evento, foram apresentados vídeos da ação piloto da parceria, promovendo a digitalização do restaurante Bafo da Prainha com o apoio da Abrasel-RJ (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro). Sendo assim, os vídeos, em formato de vlog, mostraram o processo dos workshops e destacaram as mudanças implementadas no Google Meu Negócio do restaurante.

Raphael Vidal, proprietário do Bafo da Prainha, comentou sobre os benefícios da digitalização: “Participar deste movimento com o Google e com a Embratur foi importantíssimo e os resultados já aparecem. Consigo trabalhar o turismo local e ver as informações no nosso painel, como reservas e preços. Isso foi uma vantagem enorme para a gente”.

Fomentando o crescimento

O diretor de parcerias do Google, Newton Neto, explicou que a união entre a Embratur e o Google tem como pilares a promoção internacional dos destinos brasileiros e a capacitação dos pequenos e médios empreendedores do setor turístico. “Capacitar esse setor é fundamental para que eles cresçam o seu negócio. A parceria entre Embratur e Google é um passo importante para impulsionar a digitalização das pequenas e médias empresas de turismo no Brasil“, afirmou.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou que o projeto começa pelo Rio de Janeiro por ser a “grande porta de entrada do Brasil e o lugar mais conhecido“. No entanto, ele antecipou que o objetivo é expandir a iniciativa para todo o país.

Melhorando a experiência turística

Patrick Corrêa, presidente da Riotur, falou sobre outros projetos em parceria com o EmbraturLAB, que visam melhorar a experiência turística no Rio de Janeiro. “Realizamos constantes parcerias com o EmbraturLAB e uma das que trazem bons resultados são as pesquisas de satisfação do turista por meio QR Code. Elas nos mostram a percepção deles durante a estadia aqui e permitem que os setores público e privado trabalhem em conjunto na captação e na consolidação do Rio como destino“, finalizou.

Saiba mais:

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado