Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Elon Musk na justiça: ex-funcionárias da SpaceX processam CEO

Funcionárias demitidas alegam cultura sexista e retaliação

Elon Musk na justiça. (Foto: Trevor Cokley/Public domain/Wikimedia Commons)
Elon Musk na justiça. (Foto: Trevor Cokley/Public domain/Wikimedia Commons)

Ex-trabalhadoras da SpaceX entraram com uma ação judicial na última quarta-feira (12), acusando o CEO Elon Musk de fomentar uma cultura sexista e retrógrada na empresa aeroespacial. A queixa civil, apresentada em um tribunal em Los Angeles, alega que as funcionárias foram demitidas após publicarem uma carta aberta expressando preocupações sobre o ambiente de trabalho e pedindo um distanciamento da direção da empresa em relação a Musk.

De acordo com o processo judicial, Musk promove uma cultura de trabalho onde tratam as mulheres como objetos sexuais, julgando-as pelo tamanho de seus sutiãs, enquanto inundam o local de trabalho com brincadeiras lascivas. O documento ainda afirma que incentivam aqueles que desafiam este ambiente “estilo Animal House” a procurar emprego em outro lugar.

Detalhes do processo contra Elon Musk

Laurie Burgess, advogada das autoras, afirmou em comunicado: “Musk acha que está acima da lei. Estamos ansiosos para responsabilizá-lo por suas ações no julgamento”. A frase se refere ao fato de que Musk paralisou a ação judicial anteriormente ao tentar inviabilizá-la no Conselho Nacional de Relações Trabalhistas dos EUA.

Publicidade

Paige Holland-Thielen, uma das autoras, declarou que o ajuizamento desta ação é um passo importante na busca por justiça e responsabilidade da liderança da SpaceX. Ela espera que a ação incentive outros colegas a continuarem lutando por um ambiente de trabalho melhor.

Em 2022, a SpaceX demitiu oito ex-trabalhadores, todos signatários da carta aberta que criticava a cultura da empresa e as atitudes de Musk. As engenheiras demitidas alegam que a SpaceX mantém um ambiente de trabalho hostil, onde são comuns as piadas sobre assédio sexual, as mulheres recebem salários inferiores aos dos homens e ignoram ou resultam em demissão as queixas de assédio.

A ação judicial descreve que a cultura corporativa da SpaceX é sexista, tolerando ou ignorando comentários e piadas sexuais. Eles afirmam que o humor inapropriado de Musk no Twitter, agora X, influencia negativamente o ambiente interno da empresa.

Leia também:

Respostas da SpaceX e repercussões

Até o momento, a SpaceX não respondeu aos pedidos de comentário sobre o processo. A empresa já enfrentou reclamações semelhantes no passado, incluindo acusações de racismo e assédio sexual em sua outra empresa, a Tesla.

A ação judicial busca reparações financeiras para cobrir salários perdidos, ganhos e outros benefícios, além de angústia emocional causada pelo ambiente de trabalho hostil.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado