Publicidade

Extratos bancários serão padronizados a partir de julho, determina Febraban

Febraban estabelece novas nomenclaturas para auxiliar os clientes

Extratos bancários serão padronizados a partir de julho, determina Febraban
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil).
Extratos bancários serão padronizados a partir de julho, determina Febraban
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil).

Todos os bancos filiados à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) adotarão uma padronização nas nomenclaturas de extratos bancários, a partir do dia 8 de julho. Esta medida inicialmente abrangerá as operações de saque e depósito, com planos de expansão para outras transações financeiras em um futuro próximo.

A diretoria da Febraban esclareceu que a decisão visa simplificar a compreensão das operações bancárias para todos os correntistas, especialmente aqueles que utilizam serviços de múltiplas instituições. “Essa padronização deverá eliminar a confusão causada pelo uso de mais de quatro mil tipos diferentes de nomenclaturas atualmente em uso nos extratos bancários”, explicou Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.

Os correntistas poderão se beneficiar diretamente dessa mudança, pois ela facilitará muito a leitura e entendimento das operações em seus extratos. Por exemplo, operações de depósito via caixas eletrônicos serão uniformemente registradas como “DEP CHEQUE ATM” e saques feitos em agências com uso de cartão como “SAQUE DIN CARTAO AG”.

Consulta às novas nomenclaturas

A partir da data de implementação, os clientes poderão consultar as novas nomenclaturas diretamente no site da Febraban, onde uma lista detalhada estará disponível. Esta iniciativa não só ajuda na transparência das operações como também promove uma maior padronização no setor financeiro nacional.

Benefícios de longo alcance

A uniformização das nomenclaturas nos extratos bancários é apenas uma parte de uma série de normativas que vem sendo estabelecidas pelo Banco Central do Brasil para promover a clareza nas operações bancárias. Tais medidas são fundamentais para garantir que os clientes tenham as ferramentas necessárias para gerenciar suas finanças de forma eficiente e informada.

Especialistas financeiros avaliam que essa padronização pode reduzir as dúvidas e erros interpretativos dos clientes ao analisarem suas movimentações bancárias. Além disso, contribui para uma maior eficiência operacional dos bancos ao reduzir as discrepâncias nas operações entre diferentes instituições.

 

Futuras inclusões no processo de padronização

Embora a primeira fase da padronização concentre-se em saques e depósitos, a Febraban já planeja a inclusão de outras operações bancárias no processo de uniformização. Este é um passo inicial de um projeto mais amplo que busca não apenas a simplificação, mas também a modernização dos serviços bancários no Brasil.

Este esforço conjunto entre a Febraban e as instituições financeiras associadas é um claro indicativo do compromisso do setor em melhorar a experiência bancária para todos os brasileiros, garantindo que as transações financeiras sejam acessíveis e compreensíveis, independentemente da complexidade ou da instituição financeira envolvida.