Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Ibovespa fecha em alta com ajuste de posições

Nesta sexta-feira (21), o Ibovespa subiu 0,74%, enquanto o dólar caiu 0,39%. A semana foi marcada por avanços no mercado.
Ibovespa - B3 - Ações
Sede do Ibovespa (Imagem: divulgação/Ibovespa)

Nesta sexta-feira (21), o Ibovespa encerrou o pregão com uma alta de 0,74%, alcançando os 121.341,13 pontos. O movimento representou um ajuste de posições no mercado. No acumulado da semana, o índice teve um ganho de 1,40%, rompendo uma sequência de quatro semanas consecutivas de queda.

O dólar à vista, que havia atingido o maior nível em quase dois anos na véspera, recuou 0,39%, fechando a R$ 5,4408. No entanto, a queda interrompeu uma sequência de cinco pregões de alta, mas o saldo semanal foi positivo, com avanço de 1,09%.

Altas e baixas do Ibovespa

Entre os ativos, a Sabesp (SBSP3) teve destaque no Ibovespa, com uma alta de 4,05%, fechando a R$ 74,98. A valorização ocorreu em meio à expectativa pela divulgação do prospecto da oferta de ações para a privatização da companhia. Fontes revelaram que a Aegea e a Equatorial Energia (EQTL3) estão entre os investidores interessados.

Na ponta positiva do índice, as ações da Cogna (COGN3) e da Localiza (RENT3) lideraram os ganhos, com altas de 6,17% e 5,45%, respectivamente. Assim, ambas foram beneficiadas pelo alívio na curva de juros brasileira, que favoreceu ações mais sensíveis aos juros.

Por outro lado, as ações da CSN (CSNA3) recuaram mais de 2% devido à pressão do minério de ferro, que teve uma baixa de 1,7% em Dalian, na China. A Vale (VALE3) também acompanhou o movimento negativo.

Fora do Ibovespa, a Zamp (ZAMP3), dona da Burger King, disparou quase 15% após anunciar Paulo Sergio de Camargo como novo diretor-presidente. Ele substitui Ariel Grunkraut, que deixou o cargo na semana passada. Paulo Camargo é ex-CEO do McDonald’s.

Mercado internacional

As bolsas de Nova York encerraram a sexta-feira sem direção única, com as ações de tecnologia em ritmo de realização dos lucros recentes. A Nvidia (NVDA) caiu pelo segundo dia consecutivo, enquanto os investidores reagiram a novos dados econômicos.

O índice de gerentes de compras (PMI) composto dos Estados Unidos subiu de 54,5 em maio para 54,6 em junho, atingindo o nível mais alto desde abril de 2022. Resultados acima de 50 indicam expansão econômica. Então, os dados sugerem que a economia americana continua aquecida, alimentando expectativas de que os juros permaneçam elevados por mais tempo.

  • S&P 500: -0,16%, aos 5.464,62 pontos
  • Dow Jones: +0,04%, aos 39.150,33 pontos
  • Nasdaq: -0,18%, aos 17.689,36 pontos

 

O S&P 500 acumulou um avanço de 0,6% nos últimos quatro pregões. Por fim, o Dow Jones teve a melhor semana desde maio, e o Nasdaq terminou estável.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas