Publicidade

Recife apresenta Tech Divas, focado em capacitação tecnológica para mulheres

Iniciativa foca em tecnologia e empreendedorismo feminino

Isabella de Roldão comparece ao evento de lançamento. (Foto: Reprodução/Instagram)
Isabella de Roldão comparece ao evento de lançamento. (Foto: Reprodução/Instagram)
Isabella de Roldão comparece ao evento de lançamento. (Foto: Reprodução/Instagram)
Isabella de Roldão comparece ao evento de lançamento. (Foto: Reprodução/Instagram)

Na última quarta-feira (26), a Prefeitura do Recife lançou o programa “Tech Divas”, uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico que visa aumentar a participação feminina nos setores de tecnologia e inovação. O projeto busca capacitar mulheres e abrir novas oportunidades de emprego no ecossistema tecnológico da cidade.

O programa já iniciou parcerias importantes para oferecer cursos e bolsas de estudo. O SENAI disponibilizará 250 vagas em cursos de capacitação, como Cloud Foundation AWS e Solutions Architect AWS, através do programa AWS Women in Cloud, que proporciona capacitação técnica, desenvolvimento pessoal e conexões com oportunidades de emprego. As inscrições para esses cursos começaram na última quinta-feira (27) no site do SENAI.

Além disso, a UNINASSAU vai oferecer dez bolsas integrais para graduações em áreas de tecnologia e 100 bolsas em cursos da plataforma GoKursos. As bolsas cobrem diversos cursos, desde Análise e Desenvolvimento de Sistemas até E-Commerce e Processos Gerenciais, todos disponíveis online.

Tech Divas: impacto e importância do programa

A secretária de Desenvolvimento Econômico do Recife, Joana Portela Florêncio, destacou a relevância do programa, afirmando que o Tech Divas é crucial para reduzir a disparidade de gênero no setor de tecnologia, oferecendo cursos e certificações reconhecidas no mercado de trabalho. Segundo dados do Insper, as mulheres representam apenas 17% da força de trabalho em TI no Brasil, e o programa visa aumentar essa representatividade, desde a qualificação até a contratação.

Nesse sentido, outro foco do Tech Divas é o alinhamento com instituições de ensino para formar talentos e proporcionar empregabilidade. A UNINASSAU está comprometida em oferecer bolsas integrais, esperando contribuir para a formação de profissionais qualificadas na área de tecnologia.

Expansão e novas parcerias

A Prefeitura do Recife também está negociando com novos parceiros para ampliar as oportunidades do programa. Um Protocolo de Intenção já foi assinado com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação de Pernambuco e Paraíba (ASSESPRO-PE/PB).

O programa Tech Divas não se limita apenas à capacitação. Ele inclui parcerias com empresas de tecnologia para mentorias, oficinas e eventos, criando uma trilha que vai desde a mudança de cultura até treinamentos focados na empregabilidade.

Leia também:

Evento de lançamento

O lançamento do Tech Divas contou com a assinatura de protocolos de intenção com diversos agentes. Dentre eles, estavam a Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), Pitang, Dream Experience, além do SENAI e UNINASSAU. Estiveram presentes no evento a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, e outros representantes da prefeitura.