Publicidade

Carteira de crédito bancário no Brasil tem crescimento de 10%

Expansão de 10% impulsionada por fatores econômicos favoráveis

Moeda Brasileira - Dinheiro - PIB - Selic - fundos de pensão - Brasil - rendimento; desoneração folha de pagamentos - crédito - arrecadação - Moody's - Poupança - crédito - PIB do Brasil - déficit - Copom - IBC-Br
(Imagem: José Cruz/Agência Brasil)
Moeda Brasileira - Dinheiro - PIB - Selic - fundos de pensão - Brasil - rendimento; desoneração folha de pagamentos - crédito - arrecadação - Moody's - Poupança - crédito - PIB do Brasil - déficit - Copom - IBC-Br
(Imagem: José Cruz/Agência Brasil)

A carteira de crédito dos bancos brasileiros está projetada para crescer 10% em 2024, segundo a Pesquisa de Economia Bancária e Expectativas da Febraban. Realizada entre 25 de junho e 1 de julho com 20 instituições financeiras, a pesquisa apresentou uma melhora em relação à expectativa anterior, que previa um crescimento de 9,3%.

Rubens Sardenberg, diretor de Economia, Regulação Prudencial e Riscos da Febraban, atribui a revisão positiva a diversos fatores, incluindo os resultados favoráveis observados no primeiro semestre, a redução da taxa Selic, a estabilidade nos índices de inadimplência e o aquecimento do mercado de trabalho. Sendo assim, os elementos, juntamente com o aumento da massa salarial, impulsionam as linhas de crédito voltadas ao consumo das famílias.

A pesquisa destacou uma revisão de alta na projeção da carteira direcionada, passando de 10,1% para 11,3%. O crescimento destaca-se na linha de crédito destinada às empresas, que aumentou a expectativa de crescimento de 8,7% para 11,7%. No entanto, no crédito direcionado às famílias, a projeção subiu de 10,6% para 10,9%.

Para a carteira livre, ajustaram a expectativa de expansão de 8,6% para 9,2%. A carteira de Pessoas Físicas destaca-se, com a projeção de crescimento aumentando de 9,5% para 10,6%. Então, o aumento deve-se ao mercado de trabalho aquecido, que favorece o crescimento do crédito pessoal. A projeção para a carteira livre de Pessoa Jurídica manteve-se estável em 7,4%.

Inadimplência e Projeções para 2025

Em relação à inadimplência da carteira livre, a pesquisa indicou uma estabilidade na projeção para 2024, fixada em 4,4%, ligeiramente abaixo dos 4,6% registrados em maio pelo Banco Central. Para 2025, as expectativas mantêm-se estáveis, com uma projeção de crescimento de 8,9% para a carteira total e de 8,7% para a carteira com recursos livres. A taxa de inadimplência prevista para 2025 permanece em 4,2%.

A Febraban conduz a Pesquisa de Economia Bancária e Expectativas a cada 45 dias. A pesquisa é após a divulgação da ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). O objetivo da pesquisa é captar as estimativas dos bancos sobre diversas variáveis econômicas. Sendo assim, proporcionando uma visão detalhada das expectativas do setor financeiro para os próximos anos.

Agradecemos pela leitura e convidamos você a seguir nossas redes sociais e participar de nossas comunidades no WhatsApp e Telegram para mais informações e atualizações sobre o mercado financeiro.