As bolsas de Nova York encerraram a sessão em alta, embora tenham perdido parte do ímpeto no final do dia. O índice Dow Jones alcançou um novo fechamento recorde. O otimismo dos investidores foi alimentado por eventos políticos e dados econômicos.
A possibilidade crescente do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, retornar à Casa Branca, após uma tentativa de assassinato contra ele no sábado, influenciou o mercado. Sendo assim, as declarações do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, além da temporada de balanços, também deram impulso às ações.
O Dow Jones encerrou o dia em alta de 0,53%, atingindo 40.211,72 pontos. Afinal, é um novo recorde histórico. Durante o pregão, o índice chegou a marcar 40.351,10 pontos. O S&P 500 subiu 0,28%, fechando em 5.631,22 pontos, após ter atingido 5.615,35 pontos mais cedo. Já o Nasdaq avançou 0,40%, encerrando aos 18.472,57 pontos.
Os investidores veem Donald Trump como um candidato que pode trazer estímulos para o ambiente de negócios e adotar medidas para impulsionar a economia. A tentativa de assassinato do ex-presidente no último sábado aumentou as especulações sobre o retorno à política, o que impactou positivamente os mercados financeiros.
Federal Reserve
No campo da política monetária, Jerome Powell comentou que os dados sobre a inflação entre abril e junho “aumentam um pouco a confiança” de que a inflação retornará à meta do Fed. Ele destacou que as leituras de inflação anteriores não foram suficientemente confiáveis. Jerome Powell também sugeriu que o Fed está observando atentamente o mercado de trabalho como parte do mandato duplo, o que pode indicar um possível corte nas taxas de juros em breve.
Ações em Nova York
Entre os destaques do dia, as ações da Macy’s caíram 11,7% após a varejista encerrar discussões de compra por um grupo de investidores. Em contraste, os bancos registraram ganhos expressivos. O Goldman Sachs, que divulgou balanço positivo, subiu 2,57%, enquanto o JPMorgan avançou 2,49%. Por fim, o setor petrolífero, a Chevron teve alta de 1,57% e a Exxon Mobil subiu 1,71%.