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Com resultado atrasado, Marisa enfrenta prejuízo no 1T24

Varejista sofre queda nas receitas e aumento na dívida líquida

Receita Marisa 1T24. (Foto: Reprodução/Twitter/X)
Receita Marisa 1T24. (Foto: Reprodução/Twitter/X)
Receita Marisa 1T24. (Foto: Reprodução/Twitter/X)
Receita Marisa 1T24. (Foto: Reprodução/Twitter/X)

A rede varejista Marisa divulgou, com atraso, o seu resultados do 1T24. Nesse sentido, a empresa apresentou uma receita líquida de R$ 253 milhões no primeiro trimestre de 2024, o que representa uma redução de 48,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) consolidado foi negativo em R$ 74,8 milhões, comparado ao Ebitda negativo de R$ 82,5 milhões do ano anterior, mostrando uma ligeira melhora de 9,4%.

Além disso, a Marisa reportou um prejuízo líquido de R$ 148,3 milhões no primeiro trimestre deste ano, representando uma leve melhora de 0,4% em relação ao prejuízo de R$ 149 milhões no mesmo período de 2023. Este resultado foi impactado principalmente pela diminuição nas receitas de vendas de mercadorias, devido ao menor nível de estoques e à redução do número de lojas.

Despesas operacionais e resultado financeiro da Marisa no 1T24

Apesar da redução na receita, a empresa conseguiu diminuir suas despesas operacionais em 27,9%, totalizando R$ 197,5 milhões. O resultado financeiro líquido foi negativo em R$ 39,8 milhões, melhorando em relação ao resultado negativo de R$ 72,2 milhões do primeiro trimestre de 2023.

Entretanto, a dívida bruta da Marisa aumentou para R$ 450,6 milhões no final de março de 2024, um crescimento de 107,6% em relação a dezembro de 2023. Este aumento foi principalmente devido à emissão de notas comerciais em fevereiro e março, totalizando R$ 240 milhões. Consequentemente, a dívida líquida também aumentou significativamente, passando de R$ 69,5 milhões em dezembro de 2023 para R$ 310,5 milhões em março de 2024.

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Desempenho das lojas físicas e e-commerce

As vendas nas lojas físicas da Marisa diminuíram 25,8% entre os trimestres, uma queda atribuída ao fraco desempenho de janeiro, um mês tradicionalmente mais fraco. As vendas digitais também caíram 44,3% devido à sazonalidade, embora a participação do canal digital no faturamento total tenha permanecido em 7%.

Todavia, a emissão de notas comerciais pela Marisa reflete a confiança dos acionistas nas estratégias atuais da empresa, apesar dos desafios enfrentados. A companhia continua ajustando suas operações e procurando formas de estabilizar suas finanças em um cenário econômico adverso.