A Neoenergia anunciou a criação de uma joint venture com a espanhola Carbon2Nature, focada em projetos de soluções baseadas na natureza (NBS) para a geração de créditos de carbono. A nova empresa, chamada Carbon2Nature Brasil, reforça o compromisso da Neoenergia com princípios sustentáveis e soluções de descarbonização.
Parceria Sustentável
A Carbon2Nature, controlada pelo grupo espanhol Iberdrola, ao qual a Neoenergia também pertence, tem como objetivo implantar projetos de reflorestamento de áreas desmatadas no Brasil. As iniciativas incluirão replantio, manejo florestal, monitoramento e controle de segurança. A empresa também planeja a reabilitação e a conservação de manguezais no país, com a geração de créditos de carbono e promovendo o desenvolvimento sustentável.
Leia Também:
Objetivos e Impacto
Com a nova joint venture, a Neoenergia terá 49% de participação, enquanto a Carbon2Nature controlará 51%. A estimativa para os próximos anos é capturar mais de 10 milhões de toneladas de CO2, considerando uma densidade arbórea de 15 milhões de árvores espalhadas em mais de 19 mil hectares.
“O investimento na Carbon2Nature Brasil está alinhado com nossa estratégia de ampliar a atuação como fornecedora de soluções de descarbonização e facilitadora da transição energética. Além disso, estamos contribuindo para atingirmos nossas metas ESG”, afirmou Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia.
Expansão Internacional
A Carbon2Nature, em atividade desde maio do ano passado, possui projetos em desenvolvimento na Espanha e está expandindo suas operações para outros países como Colômbia, México e Chile. A joint venture no Brasil é uma extensão natural desse crescimento, trazendo benefícios ambientais e econômicos elevados.
Leia Também:
Sobre a Neoenergia
Companhia de capital aberto com ações (NEOE3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo, a Neoenergia faz parte do grupo espanhol Iberdrola. Atuando no Brasil desde 1997, é uma das líderes do setor elétrico, presente em 18 estados e no Distrito Federal. A empresa opera em geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, atendendo a cerca de 16,4 milhões de clientes, o equivalente a uma população superior a 37 milhões de pessoas.
A Neoenergia possui 3,8 GW de capacidade instalada em geração, sendo 88% de energia renovável. Através do Instituto Neoenergia, a empresa fomenta o desenvolvimento sustentável com ações socioambientais, visando a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde atua.