Publicidade

Ibovespa cai 1,39% com incertezas fiscais do Brasil

Índice fecha aos 127.652 pontos; dólar avança 1,90%

Ibovespa - Copom - queda
(Imagem: divulgação/Ibovespa)
Ibovespa - Copom - queda
(Imagem: divulgação/Ibovespa)

Nesta quinta-feira (18), o Ibovespa registrou uma queda de 1,39%, encerrando o dia aos 127.652,06 pontos. Essa foi a segunda queda do principal índice da bolsa brasileira no mês de julho. No entanto, o dólar à vista (USBRL) avançou 1,90%, fechando cotado a R$ 5,5881.

As incertezas fiscais no Brasil e o tom negativo vindo de Wall Street intensificaram a aversão ao risco dos investidores. No cenário doméstico, as atenções se voltaram para a reunião da Junta de Execução Orçamentária (JEO). A reunião é composta por diversos ministros e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O governo deve anunciar novos cortes de despesas na próxima segunda-feira (22), quando divulgará o Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas do terceiro bimestre de 2024.

Fernando Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pediu cautela à equipe da Secretaria de Política Econômica (SPE) sobre a revisão do Produto Interno Bruto (PIB), destacando a necessidade de avaliar bem os dados antes de qualquer reprojeção, especialmente considerando a recente tragédia no Rio Grande do Sul.

“Estamos recebendo informações que poderiam justificar uma nova projeção do PIB, mas pedi cautela para avaliar bem se e quando isso deve ser feito”, afirmou Fernando Haddad.

Desempenho do Ibovespa

Ações em Alta

Apesar do clima de cautela, algumas ações conseguiram fechar em alta. Embraer (EMBR3) liderou os ganhos, com uma valorização superior a 1%, impulsionada pela alta do dólar e a visão positiva do BTG Pactual sobre a empresa. Então, a Weg (WEGE3), Raia Drogasil (RADL3) e Petrobras (PETR3;PETR4) também registraram ganhos, beneficiadas pelo desempenho positivo do petróleo.

Ações em Baixa

As ações dos frigoríficos lideraram as perdas após a confirmação de um caso da doença de Newcastle no Rio Grande do Sul pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A infecção pode afetar as exportações de aves do Brasil, pois importadores podem impor restrições aos produtos provenientes do país. No entanto, a Azul (AZUL4) teve a maior queda do dia, pressionada pela valorização do dólar e do petróleo.

As ações da Vale (VALE3) recuaram devido à queda de quase 1% no preço do minério de ferro em Dalian, na China. A Sabesp (SBSP3) também registrou queda, realizando ganhos recentes no dia de precificação da oferta de ações para sua privatização, que teve uma demanda histórica de R$ 187 bilhões.