Nesta segunda-feira, os três principais índices de Wall Street encerraram o dia em alta. Os índices foram impulsionados pelo retorno dos investidores às ações de grandes empresas de tecnologia e crescimento. Sendo assim, ajudaram o S&P 500 e o Nasdaq a se recuperarem após uma semana difícil.
O índice Dow Jones também retornou ao território positivo. O índice rompeu uma sequência de duas sessões de queda após ter alcançado um recorde histórico na quarta-feira passada.
Grandes empresas como Alphabet, Meta e Tesla registraram aumentos entre 2,2% e 5,1%, revertendo as quedas que pressionaram o mercado na semana anterior. No entanto, o índice de tecnologia, por sua vez, subiu 2%, superando outros setores e interrompendo uma sequência de quatro dias de perdas.
Jason Pride, chefe de estratégia de investimento e pesquisa da Glenmede, comentou: “Acreditamos que o movimento de hoje é provavelmente uma recuperação das vendas da semana passada, mais do que qualquer outra coisa.”
O cenário político também teve um papel importante nas decisões dos investidores. No domingo, o presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou sua retirada da disputa presidencial, apoiando a candidatura da vice-presidente Kamala Harris para a eleição de novembro.
A mudança no panorama eleitoral pode levar investidores a reavaliar suas apostas, especialmente aquelas que previam um aumento das pressões fiscais e inflacionárias com uma possível vitória do republicano Donald Trump. Contudo, alguns analistas sugerem que os mercados podem se beneficiar de uma maior chance de um governo dividido na próxima administração.
O índice Dow Jones subiu 0,32%, fechando em 40.415,44 pontos. O S&P 500 avançou 1,08%, terminando o dia em 5.564,41 pontos. Por fim, o índice de tecnologia Nasdaq teve um aumento de 1,58%, encerrando em 18.007,57 pontos.