Publicidade

Compras internacionais: 70% dos brasileiros já aderiram

70% compram em Shopee, Shein e AliExpress

Compras internacionais
(Imagem: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)
Compras internacionais
(Imagem: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

Uma pesquisa recente da Octadesk em parceria com o Opinion Box revelou que aproximadamente 70% dos brasileiros já fizeram compras em sites internacionais. Contudo, os destaques vão para a Shopee, Shein e AliExpress.

O levantamento apontou um aumento nas compras online, com 88% dos entrevistados comprando pela internet pelo menos uma vez por mês. O número representa um crescimento de 3% em comparação ao ano anterior. Além disso, 60% dos consumidores pretendem continuar comprando em e-commerces estrangeiros no mesmo ritmo pelos próximos 12 meses.

Impacto da taxação

Apesar do crescente interesse pelas compras internacionais, a introdução de impostos pode ser um fator desmotivador. Segundo o estudo, 43% dos consumidores desistiram das compras ao descobrir que seriam taxados. Recentemente, a antecipação da taxação de compras internacionais de até US$ 50 nas plataformas Shopee e AliExpress, que entrou em vigor no último sábado (27), exemplifica esse impacto.

Rodrigo Ricco, fundador e diretor geral da Octadesk, observou que os consumidores estão cada vez mais em busca de praticidade e conveniência.

Preços, diversidade de produtos e qualidade são fatores chave que influenciam a decisão de compra nos e-commerces internacionais. Isso cria tanto desafios de competitividade quanto oportunidades para os empreendedores locais.” explicou.

A pesquisa indicou que o frete grátis é um dos principais fatores considerados pelos consumidores ao realizar compras. Atualmente, 72% dos entrevistados mencionaram o fretes grátis como importante, seguido por promoções (61%) e o prazo de entrega (48%).

Rodrigo Ricco destacou uma mudança estrutural nos hábitos de consumo, impulsionada pela busca por conveniência e conectividade. Um exemplo claro é a preferência pelo smartphone como meio de compra, com 70% dos consumidores utilizando esse dispositivo para realizar suas aquisições.