As ações de tecnologia enfrentaram uma forte queda nesta segunda-feira, com a Apple e a Nvidia liderando as perdas. O mercado foi abalado por temores de recessão nos Estados Unidos e pela decisão da Berkshire Hathaway de reduzir sua participação na Apple. O movimento interrompeu uma alta de meses no setor.
As ações das gigantes tecnológicas Alphabet, Amazon, Meta, Microsoft, Tesla, Apple e Nvidia caíram até 6,5%. O grupo, conhecido como “Sete Magníficas”, viu seu valor de mercado combinado diminuir em quase 900 bilhões de dólares.
As ações de empresas de chips, que vinham sendo grandes vencedoras nas negociações de Wall Street relacionadas à inteligência artificial (IA), também recuaram. A Advanced Micro Devices, Intel, Super Micro Computer e Broadcom registraram quedas de até 7,8%. O índice Philadelphia de semicondutores caiu quase 3%.
A baixa nas ações seguiu-se a um fraco relatório de empregos nos EUA divulgado na sexta-feira, o que levou investidores a buscar ativos seguros. Isso também estimulou apostas de que o Federal Reserve precisará cortar a taxa de juros em breve para ajudar o crescimento econômico.
Leia também: L’Oréal adquire participação na Galderma por US$ 1,85 bi
Decisão da Berkshire Hathaway
No fim de semana, a Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, anunciou a redução pela metade de sua participação na Apple, sua maior participação. A decisão gerou uma onda de vendas de ações, aumentando as preocupações com as perspectivas do setor de tecnologia.
Os grandes papéis de tecnologia, que impulsionaram os ganhos em Wall Street por mais de um ano, estão sob pressão nas últimas semanas. Sinais de que o retorno dos grandes investimentos em IA pode demorar mais do que o esperado inicialmente contribuíram para essa pressão.
As ações da Amazon, Microsoft e Alphabet, os três maiores fornecedores de serviços de computação em nuvem, caíram nas últimas semanas. Os relatórios de lucros geraram dúvidas sobre o impacto dos bilhões de dólares gastos em IA nas margens de lucro.