Logo-Noticias-de-valor-em-negrito-1 fundo transparente 01
Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
X
Publicidade
X
Publicidade

Dia dos Pais promove aumento recorde de e-commerce em 2024

Faturamento de pequenas e médias empresas alcança R$ 264 milhões

Dados sobre o e-commerce no Dia dos Pais 2024. (Foto: Divulgação)
Dados sobre o e-commerce no Dia dos Pais 2024. (Foto: Divulgação)
Dados sobre o e-commerce no Dia dos Pais 2024. (Foto: Divulgação)
Dados sobre o e-commerce no Dia dos Pais 2024. (Foto: Divulgação)

O Dia dos Pais de 2024 gerou um impacto no comércio eletrônico, impulsionando as vendas de pequenas e médias empresas (PMEs) no Brasil. Durante o período de 22 de julho a 11 de agosto, essas empresas movimentaram R$ 264 milhões, um aumento de 36% em comparação com o mesmo período de 2023. Esses dados são da Nuvemshop, plataforma líder de e-commerce na América Latina.

Dia dos Pais e o e-commerce em 2024: A importância das datas comemorativas para o varejo

Luiz Natal, gerente de desenvolvimento de plataforma da Nuvemshop, destacou a importância das datas comemorativas para o setor de e-commerce. Segundo ele, além de impulsionar o faturamento, essas ocasiões oferecem uma excelente oportunidade para as empresas utilizarem estratégias de marketing e atendimento diferenciadas. 

Setores em destaque: moda, acessórios e saúde & beleza

O setor de moda liderou o ranking de faturamento durante o período, alcançando R$ 88,4 milhões. Em seguida, o segmento de saúde & beleza registrou R$ 24 milhões, e acessórios, como a loja Silver Crown, atingiram R$ 16,5 milhões. Outro setor que merece destaque é o de casa & jardim, que apresentou um crescimento de 40% em relação ao ano anterior.

Publicidade

O comportamento do consumidor e a preferência por pagamentos via pix

Durante o período analisado, foram vendidos 4 milhões de produtos, um crescimento de 25% em relação a 2023. O valor médio por compra foi de R$ 246,30. Em termos de meios de pagamento, o Pix se destacou, sendo utilizado em 47,5% das transações, seguido pelo cartão de crédito, com 42%.

As redes sociais também tiveram um papel nesse crescimento. Nesse sentido, as plataformas geraram cerca de 24% de todas as vendas do e-commerce no período, com o Instagram liderando com 89% das interações.

Análise geográfica: São Paulo no topo do faturamento

Nesse sentido, frente aos dados sobre o e-commerce no Dia dos Pais em 2024, São Paulo foi o estado com maior faturamento, alcançando R$ 128 milhões, seguido por Minas Gerais com R$ 25 milhões e Rio de Janeiro com R$ 19,5 milhões. Juntos, esses estados representaram 77% do total de vendas realizadas pelas PMEs durante o Dia dos Pais.

Marcelo Costa, gerente geral da Yandex Ads na América Latina, ecoa esse cenário positivo. “Ainda neste ano, esperamos um crescimento contínuo no e-commerce, com maior foco em estratégias de publicidade personalizadas e orientadas por dados. Os anunciantes devem aproveitar esses insights para otimizar campanhas em períodos de pico de compras. Nossa recomendação é que quem quiser vender mais nessas datas comece a preparar suas campanhas com bastante antecedência e consiga trabalhar de forma criativa e eficiente, indo além das ações oferecidas pela inteligência artificial. Isso será um grande diferencial para os clientes e eles certamente ficarão satisfeitos”, finalizou Costa.

M Dias Brancoconteúdo patrocinado