Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

FIEC Summit 2024: fique por dentro do que aconteceu no 2° dia de programação

Descubra as inovações do hidrogênio verde no FIEC Summit 2024 e as estratégias de descarbonização.
Veja o que aconteceu no 2° dia de programação de FIEC Summit 2024. (Foto: Divulgação/FIEC)
Veja o que aconteceu no 2° dia de programação de FIEC Summit 2024. (Foto: Divulgação/FIEC)

O segundo dia do FIEC Summit 2024, realizado ontem (13), destacou-se pela intensa programação de palestras e debates voltados à transição energética e ao papel importante do hidrogênio verde no futuro das energias renováveis. Este evento, que acontece em Fortaleza, Ceará, reuniu especialistas de renome para discutir inovações tecnológicas e políticas públicas voltadas à sustentabilidade.

No 2° dia, FIEC Summit abordou inovações tecnológicas no hidrogênio verde

No Auditório Técnico A, as apresentações começaram com a participação de Carla Andrade e Mona Lisa Moura, pesquisadoras da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Estadual do Ceará (UECE), respectivamente. As palestrantes abordaram temas como a pesquisa em energia eólica no contexto do hidrogênio verde e o desenvolvimento tecnológico para a cadeia produtiva desse recurso no Ceará.

Andrade destacou a infraestrutura laboratorial da UFC, que permite a criação de protótipos de pás eólicas utilizando biomassa, como a casca de coco, um recurso abundante na região. Esse avanço não só promove a sustentabilidade na produção de energia, mas também aproveita um subproduto do quinto maior produtor de coco do mundo, o Brasil.

Lisa Moura apresentou estudos focados na produção de biomassa residual para criar bioinsumos, biocombustíveis e outros produtos renováveis. Ela destacou que o uso de biomassa pode reduzir a dependência de combustíveis fósseis. Isso também pode reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Além disso, o uso de biomassa pode estimular a criação de novos negócios e empregos na região.

Sustentabilidade e descarbonização: um olhar para o futuro

Outro ponto alto do dia foi a palestra de Mário Eduardo Camargo de Lima, Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da Alpha Subsea. Ele discutiu o uso de submarinos remotamente operados (ROVs) para a inspeção e manutenção de parques eólicos offshore. Lima afirma que essa tecnologia diminui os custos operacionais e reduz os riscos para os trabalhadores. Além disso, também reduz a emissão de carbono, garantindo sustentabilidade. A tecnologia assegura a sustentabilidade dos investimentos e das certificações.

A palestra subsequente, gravada por Marc Bovenschulte do Institut Für Innovation und Technik (IIT) de Berlim, focou nos desenvolvimentos energéticos globais, com destaque para a logística de amônia limpa no Porto de Rotterdam, uma das principais portas de entrada para o hidrogênio verde na Europa.

Duna Uribe, Desenvolvedora de Negócios Sênior do Porto de Rotterdam, discutiu o plano estratégico do porto para reduzir em 55% as emissões de CO2 até 2030 e alcançar a neutralidade em 2050. Ela também destacou o papel do Brasil, e especialmente do Ceará, como um ponto central para a exportação de hidrogênio verde para a Europa.

Políticas públicas e colaborações interinstitucionais

Erika Carleti e Célia Maria Silva Carvalho trouxeram à tona a importância das políticas públicas para a promoção do hidrogênio verde e a inovação tecnológica no Brasil. Durante suas palestras, elas enfatizaram a criação de um Selo Fiscal Verde para os contribuintes do Plano ABC+ CE. Essa iniciativa busca incentivar práticas sustentáveis. Além disso, visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

O segundo dia do FIEC Summit 2024 terminou com apresentações destacando a colaboração entre universidades, governo e setor privado. A cooperação visa impulsionar a adoção do hidrogênio verde no Ceará. O foco principal está nos estudos de viabilidade técnico-econômica e na consolidação do ambiente de negócios voltado às energias renováveis.

InstagramLinkedIn
Acesse nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Leia Também
Conteúdo PatrocinadoAnúncio Prime Plus
Conteúdo Patrocinado Anúncio BS Cash
Conteúdo Patrocinado
Conteúdo Patrocinado M Dias Branco
Conteúdo Patrocinado Anúncio Grupo New
Conteúdo Patrocinado M Dias Branco
Conteúdo PatrocinadoAnúncio Prime Plus
Conteúdo Patrocinado Anúncio Grupo New
Conteúdo Patrocinado Anúncio BS Cash
Conteúdo Patrocinado
Conteúdo Patrocinado Anúncio BS Cash
Conteúdo PatrocinadoAnúncio Prime Plus
Conteúdo Patrocinado M Dias Branco
Conteúdo Patrocinado Anúncio Grupo New
Conteúdo Patrocinado
Conteúdo Patrocinado M Dias Branco
Conteúdo Patrocinado Anúncio BS Cash
Conteúdo PatrocinadoAnúncio Prime Plus
Conteúdo Patrocinado
Conteúdo Patrocinado Anúncio Grupo New