Publicidade

Banco Central lança consulta sobre novas regras de risco financeiro

Novas normas para cálculo de risco estão em consulta pública.

Banco Central do Brasil - Agência Brasil - Copom - BC - Ata Copom - Instituições financeiras
(Imagem: Marcello Casal/Agência Brasil)
Banco Central do Brasil - Agência Brasil - Copom - BC - Ata Copom - Instituições financeiras
(Imagem: Marcello Casal/Agência Brasil)

O Banco Central do Brasil anunciou, na última terça-feira (20), o início de uma consulta pública para discutir novos normativos relacionados ao cálculo dos ativos ponderados pelo risco. Contudo, a proposta ficará disponível para avaliação durante 90 dias.

Segundo o Banco Central, as novas regras visam ajustar a exigência de capital das instituições financeiras, premiando aquelas que gerenciam adequadamente seus riscos. “A nova regra vai exigir menos capital de instituições financeiras que gerenciem o risco adequadamente por meio de operações de diversificação e proteção”, destacou a instituição em comunicado.

Os normativos propostos se aplicam às instituições classificadas nos segmentos S1, S2 e S3, englobando as maiores e mais complexas entidades do sistema financeiro brasileiro. Sendo assim, o movimento faz parte da terceira fase de implementação da regulação que moderniza a abordagem padronizada para o cálculo do requerimento de capital de risco de mercado.

A consulta pública reflete o compromisso do Banco Central em adaptar as regras do sistema financeiro às melhores práticas internacionais, buscando fortalecer a estabilidade e a competitividade do setor. Especialistas apontam que as mudanças podem incentivar uma gestão de riscos mais sofisticada, resultando em um sistema financeiro mais resiliente.