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OpenAI anuncia personalização de GPT-4o para empresas

OpenAI divulga personalização de GPT para empresas. (Foto: Divulgação/Wikimedia Commons)
OpenAI divulga personalização de GPT para empresas. (Foto: Divulgação/Wikimedia Commons)
OpenAI divulga personalização de GPT para empresas. (Foto: Divulgação/Wikimedia Commons)
OpenAI divulga personalização de GPT para empresas. (Foto: Divulgação/Wikimedia Commons)

A OpenAI, líder em inteligência artificial, anunciou a liberação de seu modelo mais avançado, o GPT-4o, para personalização por clientes corporativos. Essa novidade permite que empresas adaptem a IA para suas necessidades específicas por meio de um processo conhecido como “fine-tuning” ou ajuste fino.

Personalização de GPT para empresas: o que é o ajuste fino?

O ajuste fino é o processo de adaptar um modelo de linguagem grande (LLM) como o GPT-4o usando dados específicos fornecidos pela empresa que deseja personalizar a IA. Esse processo melhora a capacidade do modelo em resolver problemas específicos, como o atendimento ao cliente ou o cumprimento de regulamentos internos. A OpenAI afirma que, com apenas algumas dezenas de exemplos, os desenvolvedores podem obter resultados sólidos, otimizando o desempenho da IA para tarefas específicas.

Custos e benefícios

Para as empresas interessadas, o custo do ajuste fino do GPT-4o é de US$ 25 por milhão de tokens. A inferência, ou seja, a aplicação prática do modelo para gerar respostas, custa US$ 3,75 por milhão de tokens de entrada e US$ 15 por milhão de tokens de saída. Até 23 de setembro, a OpenAI oferecerá 1 milhão de tokens gratuitamente por dia, facilitando o acesso ao processo de personalização.

Segurança e controle

Uma das principais preocupações das empresas ao utilizar IA personalizada é a segurança dos dados. A OpenAI assegura que os modelos ajustados permanecem completamente sob o controle das empresas, com propriedade total dos dados de negócios, incluindo todas as entradas e saídas. Camadas de segurança adicionais foram implementadas para garantir que os dados não sejam compartilhados ou utilizados para treinar outros modelos.

Expansão e parcerias

Além da personalização do GPT-4o, a OpenAI firmou uma parceria com a Condé Nast, integrando conteúdo de publicações renomadas como Vogue, The New Yorker e GQ em suas plataformas. Esse movimento visa ampliar a base de dados do ChatGPT e do SearchGPT, oferecendo respostas mais rápidas e relevantes aos usuários, com base em fontes confiáveis.

Facilidade de acesso

A OpenAI está focada em simplificar o processo de ajuste fino para seus clientes. Segundo Olivier Godement, chefe de produto da API da OpenAI, a empresa está comprometida em reduzir o esforço necessário para iniciar a personalização. O treinamento do modelo leva, em média, uma ou duas horas, e inicialmente, o ajuste será possível apenas com dados baseados em texto.