Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

OpenAI considera liberar criação de conteúdo adulto com IA

OpenAI considera liberar criação de conteúdo adulto com IA
(Foto: Sanket Mishra/Pexels).

A OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT, está considerando permitir que usuários e desenvolvedores criem “de forma responsável” o que chamou de conteúdo “não seguro para o trabalho” (NSFW) com sua inteligência artificial (IA). Esse conteúdo pode incluir erotismo, violência extrema, insultos e palavrões. A medida, que visa entender as expectativas dos usuários e da sociedade, está delineada em um documento da OpenAI que explora como a empresa desenvolve suas ferramentas.

Joanne Jang, colaboradora da empresa que contribuiu para o documento, afirmou ao site NPR que a OpenAI busca promover um diálogo sobre a criação de textos e imagens eróticos. Ela ressaltou, no entanto, que deepfakes não fazem parte da discussão. “Queremos garantir que as pessoas tenham o máximo de controle, desde que não violem a lei ou os direitos de outras pessoas, mas permitir deepfakes está fora de questão, ponto final,” afirmou Jang. Ela também enfatizou que a empresa não pretende criar conteúdo erótico com IA no momento.

 

conteúdo patrocinado

Atualmente, os sistemas da OpenAI bloqueiam a criação de conteúdo explícito. Ao usuário fazer um pedido com conotação sexual, o ChatGPT gera uma resposta negativa como “Não posso criar conteúdo adulto explícito.”

A empresa proíbe “conteúdo sexualmente explícito ou sugestivo” em suas diretrizes para outras empresas que utilizam a tecnologia, com exceções apenas para material científico ou educacional.

O documento de discussão procura abordar temas sexuais e órgãos reprodutivos em contextos científicos ou médicos, fornecendo respostas dentro desses limites, sem classificá-los como “conteúdo erótico”.

 

No entanto, a proposta enfrenta críticas e preocupações. A Internet Watch Foundation, uma organização que combate o abuso infantil online, alertou sobre pedófilos que usam IA para criar imagens de crianças nuas, utilizando tecnologias disponíveis gratuitamente. Beeban Kidron, ativista da segurança infantil, criticou a OpenAI por considerar a criação de conteúdo erótico com IA.

Além disso, Clare McGlynn, especialista em regulamentação de pornografia, duvida dos compromissos das empresas de tecnologia em produzir conteúdo adulto de forma responsável.

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado