Pesquisar
Close this search box.
Publicidade
Publicidade
X
Publicidade
X

Irã: presidente sofre acidente de aéreo em meio a tempestade

Equipes de resgate enfrentam dificuldades para acessar local

Irã
(Imagem: divulgação/site oficial da Presidência do Irã)

Neste domingo (19), o helicóptero em que viajava o presidente iraniano Ebrahim Raisi sofreu um acidente aéreo devido a más condições climáticas. Segundo a TV estatal iraniana, o helicóptero caiu ao tentar aterrissar na região de Varzaqa.

Raisi estava voltando do Azerbaijão, onde inaugurou uma barragem junto ao presidente Ilham Aliyev. As más condições climáticas, incluindo vento e chuva forte, foram a causa do incidente. O helicóptero caiu enquanto tentava pousar em uma área montanhosa, próxima a Jolfa, cidade na fronteira com o Azerbaijão.

Até a última atualização, as equipes de resgate tentavam chegar ao local, mas enfrentavam dificuldades devido ao mau tempo. O chefe das forças armadas do Irã, Mohammad Bagheri, ordenou o uso de todos os recursos disponíveis do exército e da guarda nacional nas operações de busca e resgate.

Publicidade
Passageiros a bordo

Além de Raisi, o helicóptero transportava o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, o governador da província do Azerbaijão Oriental, Malek Rahmati, e o líder religioso Hojjatoleslam Al Hashem. O ministro do Interior, Ahmad Vahidi, confirmou que um dos helicópteros da comitiva foi forçado a fazer um pouso forçado devido à neblina.

Assim, a agência de notícias FARS pediu aos iranianos que orassem pelo presidente. A IRNA divulgou imagens das buscas e informou que o vice-presidente do Irã e alguns membros do gabinete estão a caminho de Tabriz. Um oficial iraniano declarou à Reuters que “as informações sobre o acidente são preocupantes”, mas permanecem esperançosos.

Ebrahim Raisi

Ebrahim Raisi, de 63 anos, é presidente do Irã desde 2021. Portanto, ele é conhecido pelo turbante preto e manto religioso. Raisi se apresenta como defensor das classes desfavorecidas e “paladino anticorrupção”. Antes de se tornar presidente, liderou o judiciário do Irã e enfrenta acusações de abusos de direitos humanos. O presidente venceu as eleições presidenciais no primeiro turno com mais de 62% dos votos.

Nem a IRNA nem a TV estatal divulgaram informações sobre o estado de saúde de Raisi e dos outros passageiros. As operações de resgate continuam em andamento, com esperanças de uma resolução positiva.

Veja também:

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado