A Apple anunciou nesta segunda-feira (26) uma mudança na liderança financeira. Luca Maestri, diretor financeiro (CFO) da Apple, deixará o cargo no final deste ano. Em seu lugar, assumirá Kevan Parekh, atual vice-presidente de planejamento e análise financeira, como parte de uma sucessão planejada.
A transição do novo CFO ocorrerá oficialmente em 1º de janeiro, marcando o início de uma nova era para as finanças da Apple. Apesar da mudança, Luca Maestri continuará a desempenhar um papel fundamental na empresa. Ele manterá a supervisão das equipes de serviços corporativos, que abrangem áreas como tecnologia da informação e imóveis.
Em sua nova função, Luca Maestri, de 60 anos, continuará a se reportar diretamente ao CEO Tim Cook, garantindo uma transição suave e a continuidade da visão estratégica da empresa.
“Somos sortudos por continuar a nos beneficiar da liderança e visão que têm sido a marca registrada de sua gestão na empresa”, afirmou Tim Cook em comunicado oficial.
Crescimento da Apple na China
As remessas de smartphones na China registraram um aumento em maio deste ano, conforme dados divulgados pela Academia Chinesa de Tecnologia da Informação e Comunicação (CAICT). As remessas de telefones de marcas estrangeiras atingiram 5,028 milhões de unidades. Um aumento de quase 40% em relação ao ano anterior, quando as remessas foram de 3,603 milhões de unidades.
Embora os dados não identifiquem especificamente a Apple, é amplamente reconhecido que a empresa norte-americana lidera o mercado na China de smartphones estrangeiros. Contudo, o crescimento nas remessas pode atribuir-se diretamente ao desempenho da Apple, que recentemente registrou um aumento nas vendas após um início de ano desafiador.