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Marisa registra prejuízo de R$ 102 milhões no 2º trimestre

Marisa
(Imagem: divulgação/Marisa)
Marisa
(Imagem: divulgação/Marisa)

A Marisa Lojas (AMAR3) divulgou um prejuízo de R$ 102 milhões no segundo trimestre de 2024. O valor aponta um aumento de 60,8% em relação ao mesmo período de 2023, quando o prejuízo foi de R$ 63,4 milhões. A empresa enfrenta um momento de desafio, que reflete nos números financeiros. Além disso, a Marisa mostra dificuldades em manter o ritmo de recuperação.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) somou R$ 5,9 milhões, uma queda de 87% na comparação anual. No entanto, a receita líquida da companhia atingiu R$ 320,5 milhões, um recuo de 34% em relação ao mesmo período de 2023, destacando a redução nas vendas.

Aumento do endividamento e custos financeiros

A dívida líquida da Marisa apresentou um aumento de R$ 310,5 milhões em março para R$ 657,6 milhões em junho deste ano. O aumento ocorreu devido à emissão de três notas comerciais, que totalizaram R$ 300 milhões, impactando diretamente o caixa da empresa.

O resultado financeiro líquido foi negativo em R$ 50,6 milhões, comparado ao valor de R$ 46,7 milhões negativos no mesmo período de 2023. A empresa atribuiu esse aumento principalmente às maiores despesas com juros e correção monetária, o que pressionou ainda mais seus resultados.

A Marisa destacou que os resultados deste trimestre excluem os números da M Pagamentos, agora tratada como uma operação descontinuada. Além disso, a empresa transferiu a operação de cartões para a administração da Credystem, buscando otimizar os serviços financeiros oferecidos pela varejista.

Desempenho nas lojas físicas

No varejo físico, a empresa registrou um crescimento de 11 pontos porcentuais nas vendas de mesmas lojas no segundo trimestre. Esse resultado foi alcançado em comparação ao primeiro trimestre de 2024. No entanto, ao comparar com o mesmo período do ano anterior, houve uma queda de 14,8%, refletindo os desafios enfrentados pela Marisa nos últimos 12 meses.

De acordo com a companhia, o foco durante o segundo trimestre foi recuperar a confiança dos fornecedores e melhorar o planejamento das coleções, buscando maior aderência ao público-alvo. “Continuamos confiantes em nossa capacidade de transformar desafios em oportunidades“, afirmaram Edson Garcia, CEO da Marisa, e Adilvo Alves de Souza Jr, CFO da empresa.