Publicidade

Zamp assume Subway e amplia liderança no Brasil

Zamp - Subway
(Imagem: divulgação/ParkShopping Multipan)
Zamp - Subway
(Imagem: divulgação/ParkShopping Multipan)

A Zamp, controlada pelo fundo Mubadala desde fevereiro, está em expansão. A empresa opera o Burger King no Brasil desde 2011 e acaba de fechar mais um grande acordo. Além de gerir as operações da Starbucks, recentemente adquirida, a Zamp também se tornará a nova franqueadora local da rede Subway.

Essas duas marcas, Starbucks e Subway, estavam sob a gestão da SouthRock Capital, uma holding brasileira em recuperação judicial desde dezembro do ano passado. Sendo assim, a Zamp está assumindo essas operações durante a transição da SouthRock.

Na Subway, a troca de franqueador local foi necessária. A SouthRock controlou a rede de 2022 até o final do ano passado, quando a matriz americana rescindiu o contrato. A empresa reassumiu o comando e iniciou a busca por um novo franqueador. A Cacau Show estava entre os interessados, mas a Zamp foi escolhida para liderar a operação.

Na Starbucks, a Zamp concretizou a aquisição da operação brasileira em junho, num acordo de R$ 120 milhões. Com isso, passou a gerir a marca no Brasil, adicionando-a ao portfólio que inclui Burger King e Popeyes.

Além de administrar a rede de franqueados da Subway, a Zamp também gerenciará a cadeia de fornecedores e abrirá novos restaurantes próprios. O acordo ainda precisa da aprovação do Cade, mas não está relacionado à recuperação judicial da SouthRock. Contudo, até o fim do ano passado, a Subway tinha cerca de 1.800 unidades no Brasil.

Liderança no Brasil

Com essas aquisições, a Zamp se consolida como uma das maiores operadoras de fast food no Brasil. A empresa agora controla quatro grandes redes americanas: Burger King, Popeyes, Starbucks e Subway. Esses avanços ocorrem sob a liderança do novo CEO, Paulo Camargo, que assumiu o cargo em junho. Ele é ex-CEO do McDonald’s no Brasil e da Espaçolaser, e substituiu Ariel Grunkraut, um dos fundadores da Zamp.