Publicidade

89,1% das indústrias brasileiras aderem a práticas ambientais

Sustentabilidade - Meio Ambiente - ESG - Fórum Econômico Mundial (1) - práticas ambientais
(Imagem: Pixabay)
Sustentabilidade - Meio Ambiente - ESG - Fórum Econômico Mundial (1) - práticas ambientais
(Imagem: Pixabay)

Em 2023, 89,1% das 9.827 empresas industriais com 100 ou mais empregadas no Brasil adotaram pelo menos uma iniciativa ou prática ambiental. Os dados fazem parte da Pesquisa de Inovação Semestral – Pintec 2023: Indicadores Temáticos – Práticas Ambientais e Biotecnologia, divulgada nesta quarta-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa abordou temas como recursos hídricos, resíduos sólidos, eficiência energética, reciclagem e reutilização, uso do solo e emissões atmosféricas.

As práticas relacionadas a resíduos sólidos e à reciclagem e reutilização de materiais foram as mais citadas, com 79,6% e 75,1% das empresas, respectivamente. Iniciativas de eficiência energética e de gestão de recursos hídricos também receberam destaque, com 61,5% e 57,1% das empresas adotando essas práticas. Já as iniciativas emergentes para emissões atmosféricas e uso do solo foram as menos mencionadas.

Adoção de práticas ambientais cresce

Os resultados mostram que as práticas ambientais estão se tornando mais comuns nas indústrias, embora variem em intensidade entre diferentes áreas. Entre os setores com maior adoção de práticas ambientais estão a fabricação de bebidas (100%), a fabricação de coque, produtos derivados de petróleo e biocombustíveis (99,4%), e a fabricação de artigos de borracha e plástico (95,9% ). Por outro lado, as áreas com menor adesão incluem a fabricação de produtos de madeira (81%) e a confecção de vestuário e acessórios (75,1%).

Uma pesquisa também revelou que as empresas maiores estão mais envolvidas em práticas ambientais. Entre as empresas com 500 ou mais empregados, a adoção de iniciativas relacionadas à gestão de resíduos sólidos atingiu 93,6%, enquanto 90,2% investiram em reciclagem e reutilização. Já nas empresas menores, com 100 a 249 empregados, esses números foram de 72% e 67,3%, respectivamente. O uso do solo, a prática menos adotada, foi implementado em apenas 17,6% dessas empresas.

Investimentos em sustentabilidade

Outro ponto relevante levantado pela pesquisa é o investimento financeiro em práticas ambientais. Dos 9.827 negócios investigados, 7.194 (73,2%) realizaram algum tipo de despesa relacionada a práticas ambientais em 2023. Entre os setores que mais investiram nessas áreas estão a fabricação de bebidas (92,6%) e a fabricação de produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (88,4%).

Por outro lado, as indústrias que menos investiram em práticas ambientais incluem a fabricação de produtos de madeira (57,8%) e a manutenção de máquinas e equipamentos, onde apenas 31,1% das empresas afirmaram gastos com essas iniciativas.