Publicidade

BoE mantém taxa de juros em 5% após reunião de política monetária

Inglaterra - Big Ben - BoE - Política Monetária - Reino Unido
(Imagem: Giada Turola/Pixabay)
Inglaterra - Big Ben - BoE - Política Monetária - Reino Unido
(Imagem: Giada Turola/Pixabay)

O Banco da Inglaterra (BoE) manteve sua taxa básica de juros em 5,0% nesta quinta-feira (19), após a reunião de política monetária. A decisão não foi unânime, com oito diretores votando pela manutenção e um defendendo um corte de 0,25 ponto percentual.

O Banco da Inglaterra tomou essa decisão um dia após o Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos, iniciar seu ciclo de afrouxamento monetário, cortando 0,50 ponto percentual nas taxas americanas. Além disso, ocorreu após a confirmação de que a inflação ao consumidor (CPI) no Reino Unido permaneceu em 2,2% ao ano em agosto.

Em seu comunicado, o BoE enfatizou que uma abordagem gradual para reduzir as medidas restritivas continua sendo adequada. A estratégia permanecerá em vigor por tempo suficiente até que os riscos de inflação retornarem ao objetivo de 2% de maneira sustentável no médio prazo.

Ainda segundo o documento, desde a última reunião do Comitê de Política Monetária, a atividade econômica global tem crescido de forma constante. No entanto, alguns indicadores apontem para maior incerteza no curto prazo.

“A queda nos preços do petróleo reflete, em grande parte, a menor demanda. As trajetórias de juros nas economias avançadas também estão em queda”, disse o comunicado.

O BoE explicou que orienta suas decisões de política monetária pela necessidade de conter as pressões inflacionárias, buscando reduzir a inflação, medida pelo CPI, para a meta de 2% de maneira eficaz e duradoura. “A política monetária tem atuado para assegurar que as expectativas inflacionárias se mantenham bem ancoradas“, concluiu o banco.