O mercado de carros elétricos no Brasil ainda é pequeno, no entanto, está em crescimento. Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) mostram que foram vendidos 5.655 carros 100% elétricos entre janeiro e agosto de 2023. No mesmo período de 2024, esse número saltou para 40.559 unidades, registrando um crescimento impressionante de 617%. Contudo, nesta matéria, você vai conferir os 10 carros elétricos mais baratos do Brasil.
Apesar desse aumento, o preço ainda é um obstáculo para muitos consumidores, já que os veículos elétricos têm um valor alto no Brasil. A seguir, apresentamos uma lista dos 10 carros elétricos mais baratos do Brasil, organizada com base em dados fornecidos por montadoras e o padrão de autonomia de bateria do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PEBV), do Inmetro. Vale lembrar que os valores podem variar de acordo com a localidade e a estratégia de vendas de cada concessionária.
Confira os 10 carros elétricos mais baratos do Brasil
1. Renault Kwid E-Tech – R$ 99.990
O Renault Kwid E-Tech é o modelo elétrico mais acessível disponível no mercado brasileiro. Atualmente, o preço sugerido é de R$ 99.990. O Kwid E-Tech possui uma autonomia de 298 km e é uma escolha para quem busca um veículo elétrico mais econômico. Seu motor oferece 65 cv de potência, e o tempo de recarga rápida é de 40 minutos para atingir 100% de carga.
2. BYD Dolphin Mini – R$ 115.800
O BYD Dolphin Mini é o segundo carro elétrico mais barato do Brasil, com preço de R$ 115.800. Ele traz uma autonomia de 280 km e é equipado com uma bateria de 38 kWh. O modelo tem um visual moderno e tecnologias incorporadas, como uma central multimídia de 10,1 polegadas e faróis em LED.
3. Caoa Chery iCar – R$ 119.990
O Caoa Chery iCar é o menor carro elétrico disponível no Brasil, com apenas 3,2 metros de comprimento, o que o torna uma opção prática para uso urbano. Ele custa R$ 119.990 e oferece uma autonomia de 197 km. A bateria de 30,8 kWh pode ser recarregada em 36 minutos em estações de recarga rápida.
4. JAC e-JS1 – R$ 129.900
O JAC e-JS1 tem um preço sugerido de R$ 129.900 e oferece uma autonomia de 181 km, sendo equipado com uma bateria de 31,4 kWh. Uma limitação importante é o uso do plugue chinês GB/T, que tem poucos pontos de recarga no Brasil, o que pode dificultar o uso em algumas regiões.
5. GWM Ora 03 Skin – R$ 150.000
O GWM Ora 03 Skin é um modelo compacto, vendido por R$ 150.000, com uma autonomia de 232 km e uma bateria de 48 kWh. Embora tenha um porta-malas pequeno de 228 litros, compensa em termos de tecnologia, incluindo piloto automático adaptativo e airbag central.
6. BYD Dolphin – R$ 159.800
Por R$ 159.800, o BYD Dolphin é uma das opções mais acessíveis da marca, com uma autonomia de 291 km e uma bateria de 44,9 kWh. O modelo se destaca pelo bom acabamento interno e espaço similar ao de carros a combustão de categorias superiores.
7. BYD Yuan Pro – R$ 182.800
O BYD Yuan Pro custa R$ 182.800 e tem uma autonomia de 250 km, sendo equipado com uma bateria de 45,1 kWh. Esse SUV compacto é uma opção atrativa para quem busca um carro elétrico com mais espaço e uma tecnologia embarcada moderna, como a central multimídia de 12,8 polegadas.
8. BYD Dolphin Plus – R$ 184.800
O BYD Dolphin Plus, por R$ 184.800, oferece mais potência e uma maior autonomia em comparação com a versão básica, com 330 km e uma bateria de 60,48 kWh. Ele também conta com assistências ao motorista, como piloto automático adaptativo e freios regenerativos, tornando-o uma opção avançada no mercado.
9. Hyundai Kona EV – R$ 189.990
O Hyundai Kona EV é o único modelo da marca sul-coreana vendido no Brasil, com um preço de R$ 189.990. Este SUV médio oferece uma autonomia de 252 km e uma bateria de 39,2 kWh, além de diversos recursos de assistência ao motorista, como piloto automático adaptativo e alerta de colisão frontal.
10. Seres 3 – R$ 199.990
Fechando a lista dos carros elétricos mais baratos do Brasil, o Seres 3 custa R$ 199.990 e tem uma autonomia de 206 km com uma bateria de 53 kWh. Este SUV compacto oferece um excelente espaço interno, com um porta-malas de 526 litros, e é indicado para quem busca um carro elétrico com mais espaço e conforto.