Publicidade

BNDES aprova R$ 850 milhões para renovar frota da Vamos

Grupo Vamos - BNDES
(Imagem: divulgação/Vamos)
Grupo Vamos - BNDES
(Imagem: divulgação/Vamos)

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) promoveu um financiamento de R$ 850 milhões para a Vamos, controlada pela Simpar. O objetivo é renovar e ampliar a frota de caminhões, máquinas e equipamentos de produção nacional.

A Vamos é líder no mercado de locação de caminhões, máquinas e equipamentos no Brasil. Atualmente, a empresa tem uma frota de 50,3 mil ativos. Considerando o preço médio das aquisições realizadas recentemente, o financiamento contribuirá para a compra ou renovação de aproximadamente 2.000 ativos.

A renovação da frota ajuda a empresa a cumprir os critérios do PROCONVE 8, que entrou em vigor em janeiro de 2023, reduzindo as emissões de emissões. Além disso, a Vamos também colaborar para reduzir a idade média da frota de caminhões no Brasil, que atualmente é de 12 anos, oferecendo mais segurança e eficiência nas estradas.

“A operação reforça nosso compromisso com a descarbonização, uma das metas da Nova Indústria Brasil (NIB) do governo, essencial para o país atingir uma economia verde”, afirmou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante. 

O BNDES realizará o financiamento por meio da Linha do Finame Direto, que integra o produto BNDES Máquinas e Serviços e oferece um fluxo operacional simplificado.

A Vamos, pioneira no segmento de locação, conta com uma rede de lojas das marcas Transrio, Tietê Veículos, Fendt, Valtra, Komatsu e Toyota Empilhadeiras. Além disso, a empresa tem 16 lojas de seminovos. Em 2021, a empresa abriu capital na B3 e conquistou o Troféu da Transparência. Em 2023, passou a integrar os índices de sustentabilidade ISE e ICO2 da B3.