Desde os anos 90, Bill Gates frequenta a lista de bilionários da Forbes. O empresário e filantropo americano de 68 anos revolucionou o mercado de informática ao criar o sistema Microsoft e até hoje colhe os frutos da ideia que teve há mais de 30 anos. Porém, apesar de toda uma vida dedicada a ampliar sua fortuna, Gates parece estar revendo as suas prioridades nos últimos anos no que se refere a ser um dos homens mais ricos do planeta.
Bill Gates é a favor de taxar grandes fortunas?
Em recente episódio da série documental “What´s Next?“, da Netflix, Bill Gates afirmou que acha estranho o fato de pessoas valerem bilhões, em alusão a magnatas que ultrapassaram a fronteira dos milhões. “É uma quantidade de dinheiro alucinante em relação às necessidades pessoais”, Disse o empresário em produção que aborda a desigualdade de renda no mundo. Atualmente, sua riqueza gira em torno de US$ 139 bilhões, segundo a Forbes.
Ao ser questionado se ele seria rico demais, ele evitou dizer sim ou não. Todavia, ressaltou que se faz necessário um sistema tributário por meio do qual aqueles mais ricos paguem mais. Ou seja, uma tributação progressiva, que incide sobre renda e patrimônio, e não sobre o consumo, algo mais regressivo.
Fundação de Bill Gates e sua esposa
A fundação de Bill Gates é a Bill & Melinda Gates Foundation. Criada em 2000 por Bill Gates e sua então esposa, Melinda French Gates, o projeto é uma das maiores organizações filantrópicas do mundo. Seu objetivo principal é melhorar a saúde global e reduzir a pobreza extrema, além de promover a educação e o acesso à tecnologia nos Estados Unidos.
A fundação atua em várias frentes, como:
- Saúde Global: Combate a doenças como HIV, malária, tuberculose e promove a vacinação em países em desenvolvimento.
- Desenvolvimento Global: Foco em agricultura, saneamento e melhorias nas condições de vida em comunidades carentes.
- Educação nos EUA: Incentivo ao acesso e à melhoria da qualidade do ensino, principalmente em regiões de baixa renda.
A fundação investe bilhões de dólares em projetos ao redor do mundo, buscando soluções inovadoras para desafios globais.
Dono da Microsoft abriria mão de 62% de sua riqueza?
A jornalista kara Swisher informou no documentário que o sistema defendido por Bill Gates o faria “perder” 62% do patrimônio. Porém, o empresário também não fugiu e comentou a respeito.
“Eu definiria taxas de impostos bem mais altas para pessoas ricas”, passou a defender Gates. Segundo ele mesmo, após uma conversa com o senador progressista Bernie Sanders, político que traz o tema como uma de sua principais bandeiras políticas. “Eu não tornaria ilegal ser bilionário. (Sanders) tiraria mais de 99% do que tenho. Eu tiraria 62% do que tenho. Então essa é uma diferença”, argumentou.









