Como a IA mudará nossas vidas em 5 anos, segundo Bill Gates

Foto: Divulgação

De transferir dinheiro para amigos virtualmente a pedir comida em casa, os aplicativos de computador e celular nos possibilitam fazer muitas tarefas de forma mais rápida e simples do que anteriormente.

Contudo, apesar do seu desenvolvimento acelerado nos últimos anos, Bill Gates, co-fundador da Microsoft, considera que o software atual ainda é “bastante básico”, conforme expressou em uma publicação de 9 de novembro no seu blog, GatesNotes.

“Você pode utilizar o Microsoft Word e o Google Docs para criar uma proposta de negócio, mas eles não são capazes de ajudar a enviar um e-mail, compartilhar uma selfie, analisar dados, organizar uma festa ou comprar ingressos para o cinema”, afirma o bilionário.

Hoje em dia, normalmente utilizamos aplicativos específicos para tarefas como reservar voos ou verificar contas bancárias. Gates antecipa que a IA eliminará a necessidade de diversos apps para tarefas diferentes nos próximos cinco anos.

Gates vislumbra um futuro onde teremos um agente de IA, um software capaz de processar e responder a linguagem natural, executando uma ampla gama de tarefas. Você simplesmente pediria ao seu agente de IA para realizar uma tarefa e ele seria capaz de fazê-la com base nas informações que você compartilhou sobre sua vida profissional, pessoal, interesses e preferências.

“Em poucos anos, eles mudarão radicalmente a maneira como vivemos, tanto online quanto offline”, afirma.

Como exemplo, Gates menciona o planejamento de viagens. Normalmente, isso envolveria organizar hotéis, voos, restaurantes e atividades por conta própria. Mas um agente de IA usaria seu conhecimento de suas preferências para organizar e comprar esses itens em seu nome.

“Quando solicitado, ele sugerirá atividades baseadas em seus interesses e gosto por aventuras, e fará reservas em restaurantes que se alinhem com suas preferências”, explica o fundador da Microsoft.

A Microsoft é uma das maiores investidoras da OpenAI, uma das maiores empresas em inteligência artificial no mundo. Gates já declarou, no início do ano, entusiasmo com a tecnologia.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado