Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Ibovespa fecha em alta após revisão da classificação pela Moody’s

Ibovespa fecha em alta de 0,77% após a revisão da classificação de risco do Brasil pela Moody's, trazendo otimismo ao mercado e impulsionando ações.
Balção de negociação de ações da Ibovespa/B3
(Imagem: divulgação/Ibovespa)

O Ibovespa estendeu as altas do último pregão, chegando a atingir os 134 mil pontos durante a tarde desta quarta-feira (2). A revisão da classificação de risco do Brasil pela Agência Moody’s impulsionou a alta, trazendo otimismo ao mercado financeiro.

O ibovespa, principal índice da bolsa brasileira encerrou o dia com uma alta de 0,77%, registrando 133.514,94 pontos. A agência internacional Moody’s escreveu em seu relatório que a atualização da nota reflete melhorias nas condições de crédito do Brasil. Entre os destaques, a agência apontou um crescimento econômico mais forte do que o esperado anteriormente, além de um histórico crescente de reformas econômicas e fiscais que fortalecem a resiliência do perfil de crédito do país.

A notícia foi celebrada pelo Ministério da Fazenda. Em Brasília, Fernando Haddad afirmou que o relatório da Moody’s está alinhado com as expectativas do ministério e destacou que, se o governo continuar com rigor na gestão das despesas e receitas, será possível alcançar o grau de investimento até o final do mandato.

As altas e baixas do Ibovespa

Com a revisão positiva da Moody’s, algumas ações da bolsa brasileira se beneficiaram na sessão de hoje. Pão de Açúcar (PCAR3), MRV (MRVE3) e Cyrela (CYRE3) foram destaques, registrando altas de 7,25%, 4,23% e 4,51%, respectivamente. As petroleiras, como Petrobras (PETR4) e PetroRecôncavo (RECV3), também fecharam em alta, aproveitando a valorização do petróleo no mercado internacional. As ações dessas empresas subiram 1,38% e 1,92%, respectivamente.

Na contramão, a Brava Energia (BRAV3) fechou em queda de 2,28%, impactada pela revisão para baixo do preço-alvo emitida pelo Citi, refletindo um cenário de maior cautela para os investidores.

Indicador do mercado de ações no Brasil

O Índice Bovespa (Ibovespa) é o principal indicador do mercado de ações no país. Ele mostra o desempenho das empresas mais negociadas na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão). Criado em 1968, o Ibovespa representa uma carteira teórica de ações, e o valor atual reflete os ganhos das empresas listadas, como dividendos e bonificações. Com isso, ele mostra não só o preço das ações, mas também os lucros gerados por elas.

O Ibovespa é um termômetro da confiança dos investidores. Quando as empresas estão indo bem, o índice sobe, mostrando otimismo. Em tempos de crise, o índice cai, indicando que os investidores estão cautelosos. Por isso, ele é importante para quem acompanha o mercado financeiro no Brasil​

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas