Um dos grandes desafios do mundo em geral e do Brasil em particular é realizar uma transição energética para uma energia limpa e renovável. Embora seja uma meta complexa de se atingir, o governo brasileiro tem divulgado a intenção de alcançar esse objetivo. Prova disso é uma nova descoberta de gás natural pela Petrobras. A nova reserva deve contribuir para o potencial energético colombiano, que atravessa crise energética.
Petrobras descobre nova fonte de gás natural na Colômbia
Em comunicado ao mercado financeiro, a Petrobras anunciou dados sobre a nova descoberta de gás natural na Colômbia. Localizada na Bacia de Guajira Offshore, na Colômbia, o volume de gás é de cerca de 6 Tcf (trilhão de pés cúbicos) in place (VGIP).
A exploração de gás natural que se encontra no caribe colombiano terá a condução da Petrobras, mas em parceria com a Ecopetrol, estatal do país parceiro nessa nova empreitada que é a maior descoberta desde 1990. Este projeto destaca a importância do gás natural para a energia da América Latina.
Como será a exploração?
Do ponto de vista comercial, a Petrobras informa a necessidade de mais estudos para precisar como haverá a exploração comercial do gás natural colombiano. Todavia, a estatal brasileira deixa claro que a descoberta tem o potencial de “duplicar” a reserva energética da Colômbia.
“[A descoberta] tem o potencial de duplicar as reservas da Colômbia”, informou Rogério Soares, gerente-geral de Ativos Exploratórios da Petrobras, durante um evento em Cartagena (região norte da Colômbia). Para o governo colombiano, esta descoberta de gás natural é uma excelente notícia.
Confira a íntegra do comunicado da Petrobras:
A Petrobras, em continuidade aos comunicados ao mercado emitidos em 29/07/2022 e 05/08/2024 sobre a extensão das descobertas de gás nos poços Uchuva-1 e Uchuva-2, renomeados para Sirius-1 e Sirius-2, informa que o potencial de gás nas descobertas localizadas na Bacia de Guajira Offshore, na Colômbia, é de cerca de 6 Tcf (trilhão de pés cúbicos) in place (VGIP), confirmando a magnitude das descobertas realizadas na área e a sua importância para o mercado de gás colombiano.
A Petrobras, por meio da Petrobras International Braspetro B.V. – Sucursal Colômbia, atua como operadora (44,44%) em consórcio formado em parceria com a Ecopetrol (55,56%). O consórcio dará continuidade às operações para desenvolvimento da área, conforme planejamento e previsões contratuais junto à Agência Nacional de Hidrocarburos (ANH). A viabilidade comercial da reserva demandará novos estudos sobre o gás natural.