Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Economia brasileira se destaca no G20 com crescimento de 2,5%

Economia brasileira ocupa a sexta posição em crescimento global em 2024.
Economia brasileira se destaca no G20 com crescimento de 2,5%
(Imagem: Designed by Freepik)

A economia brasileira demonstrou um bom desempenho em 2024, posicionando-se entre as seis economias que mais cresceram no mundo. No período de junho de 2023 a junho de 2024, o Brasil apresentou um crescimento de 2,5%, ficando atrás apenas de países como Índia, Indonésia, China, Rússia e Estados Unidos.

Contexto global e a economia brasileira

A economia global tem apresentado sinais de recuperação após os desafios da pandemia de COVID-19 e conflitos econômicos. Segundo relatórios de instituições como o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o crescimento global está se estabilizando. Neste cenário, a economia brasileira tem se destacado, com uma taxa de crescimento superior a países desenvolvidos e emergentes, como Coreia do Sul, Canadá, México, França, Itália e Reino Unido.

A recuperação da economia brasileira foi impulsionada por vários fatores. Primeiramente, a queda na inflação e também a estabilização dos juros tiveram papéis cruciais. Além disso, no primeiro semestre de 2024, o crescimento econômico do Brasil foi de 1,4% em relação ao trimestre anterior, o que superou as expectativas do mercado, que previa uma alta de 0,9%.

Mercados emergentes e os Estados Unidos lideram o crescimento global

Os mercados emergentes, como o Brasil, e os Estados Unidos têm liderado o crescimento econômico mundial. A economia americana também registrou um crescimento de 2,8% no primeiro semestre de 2024, o que representa uma aceleração em relação aos anos anteriores. Especialistas acreditam que essa tendência pode continuar, principalmente com a possível redução das taxas de juros pelo Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos.

Desafios e perspectivas futuras

A economia brasileira mostrou recuperação, mas ainda enfrenta desafios. O Banco Mundial e a OCDE apontam que as nações estão experimentando uma recuperação econômica global promissora, mas desigual. Países como o Brasil, apesar de estarem em posição de destaque, têm dívidas e desigualdades sociais que podem frear o crescimento a longo prazo.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas