Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Gestor de fundo de investimento acusa Faria Lima de manipular Banco Central

Gestor de fundo de investimento afirma que Faria Lima manipula o Banco Central por meio do Boletim Focus
Gestor de fundo de investimento afirma que Faria Lima manipula o Banco Central por meio do Boletim Focus
Rovena Rosa/Agência Brasil

Não é raro ouvir de parte da população dizer que o mercado financeiro tenta manipular o governo em prol de seus próprios interesses. Ou mesmo que fazem de tudo pelo lucro, pouco se importando com o país. Porém, quando um gestor de fundo de investimento acusa a Faria Lima de manipular o Banco Central via Boletim Focus, aí a história muda ao menos de sujeito.

Como a Faria Lima manipula o Banco Central?

Imagine que analistas do mercado financeiro, a maioria da Faria Lima, combinam ajustes ao produzirem o Boletim Focus. A partir disso, gera influência nos passos que o Banco Central dará, pois a entidade leva em conta o relatório que é feito a partir da soma das análises de instituições financeiras distintas. Essa é a visão de gestor Pedro Cerize, fundador da Skopos Investimentos.

“O mercado financeiro forma grupos que se organizam para “ajustar” Relatório Focus e influenciar as decisões do Banco Central. É tudo combinado. Eles já sabem o que fazer. Essa é a grande farsa que ninguém expõe”, argumentou Cerize durante participação do painel Cenário Brasil – Oportunidades e Riscos, no Convex Day 2024.

Para ele, o boletim é alvo da Faria Lima. De acordo com o gestor, ninguém o confronta para desmentir essa afirmação porque ele conhece os grupos da Faria Lima que estão envolvidos e onde eles se encontram.

“Você ajusta o Relatório Focus, eu também ajusto… Tudo está coordenado entre eles, e o Banco Central, por dolo ou por inocência, acaba sendo influenciado”, ressalta.

O que é o Boletim Focus?

O Boletim Focus é um relatório semanal publicado pelo Banco Central do Brasil. Ele resume as expectativas do mercado financeiro sobre diversos indicadores econômicos do país, como inflação (IPCA), taxa de juros (Selic), crescimento do PIB, câmbio, entre outros.

No entanto, essas projeções são coletadas de mais de 100 instituições financeiras e são usadas como referência para análise e tomada de decisões econômicas. Daí decorre o argumento de Cerize ao dizer que a Faria Lima combina ajustes.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas