Conteúdo Patrocinado
Anúncio SST SESI

Ricardo Cavalcante inaugurou exposição “Caminhos do Café no Ceará”

Descubra a fascinante história do café no Ceará na exposição "Caminhos do Café no Ceará", que foi inaugurada no Museu da Indústria. Com uma imersão completa na cultura do café, a mostra revela a importância dessa bebida no desenvolvimento econômico e cultural do estado.
“A cultura é necessária em nossas vidas e é muito importante no desenvolvimento do caráter das pessoas, principalmente dos jovens", disse Ricardo Cavalcante na abertura.

Na manhã da terça-feira (08/10), o Museu da Indústria, em parceria com o Sindcafé e com o apoio do Grupo 3corações, inaugurou a exposição “Caminhos do Café no Ceará”. A mostra destaca a história do café no estado, ressaltando sua relevância no desenvolvimento econômico e cultural do Ceará. A cerimônia, que teve a participação do industrial Ricardo Cavalcante, Presidente da Federação das Industrias do Estado do Ceará (FIEC) e Vice-Presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), marcou o início dessa jornada cultural. A exposição está aberta ao público desde da quarta-feira (09/10) e oferece uma imersão completa na cultura do café e suas raízes.

Ricardo Cavalcante destacou a importância da exposição para a preservação cultural, afirmando: “A cultura é fundamental para o desenvolvimento do caráter das pessoas, especialmente dos jovens. O café, que chegou ao Brasil em 1727 e ao Ceará em 1747, faz parte dessa história e temos muito a contar sobre sua influência no nosso estado.”

Importância do café na economia cearense

café cearense sempre teve um papel central na economia do estado. Carlos Prado, 1º Vice-Presidente da FIEC, Roberto Macêdo, ex-Presidente da Federação, e Pedro Lima, Presidente do Grupo 3corações, também estiveram presentes na abertura. Lima ressaltou o papel central do Brasil na produção de café, lembrando que 98% dos brasileiros consomem a bebida diariamente.

“Não podemos viver o mundo do café sem entender sua ancestralidade, tanto no Brasil quanto no Ceará”, destacou Pedro Lima.

A exposição “Caminhos do Café no Ceará” surgiu em comemoração aos 200 anos da chegada das primeiras mudas de café ao estado, em 2022. Luis Carlos Sabadia, gestor do Museu da Indústria, explicou que o evento também celebra os 10 anos do Museu e traz à tona o trabalho da cadeia produtiva do café cearense.

Uma viagem pela história do café

A mostra leva o visitante por uma verdadeira viagem no tempo, desde a disseminação do café pelo mundo até sua chegada ao Brasil e ao Ceará. A exposição também explora o impacto inverso: como o café produzido no estado conquistou mercados internacionais. No primeiro piso do Museu, a experiência ganha vida com uma ambientação histórica e tecnológica. O público pode entender todo o processo produtivo do café, desde o cultivo até a torra. A exposição também destaca práticas sustentáveis, como o café de sombra. Essa abordagem permite uma imersão completa na jornada do grão, conectando o passado e o futuro do café.

No fim do passeio, os visitantes podem desfrutar de uma cafeteria com vista privilegiada para o Passeio Público, complementando a experiência. A presença da cultura do café no dia a dia cearense e o impacto da produção de café no Brasil estão bem representados, atraindo aqueles que se interessam por turismo e exposições sobre café.

Café no Ceará: Tradição e sustentabilidade

O impacto econômico do café no Ceará é inegável. No século XIX, a produção cafeeira foi uma das principais fontes de riqueza para o estado, impulsionando o comércio e o desenvolvimento local. Atualmente, o estado busca revitalizar essa tradição por meio de práticas sustentáveis, como o café de sombra, que respeitam o meio ambiente e valorizam o patrimônio cultural cearense. A exposição sobre o café no Ceará oferece uma perspectiva única sobre esses avanços e as inovações na produção local.

A mostra “Caminhos do Café no Ceará” também promove um espaço para discutir a relação do café com a história do café no Brasil e o mercado global, além de sua importância para o patrimônio cultural cearense. A rota do café no Ceará atrai turistas interessados em turismo cultural. Os visitantes podem explorar a ligação entre o café e a cultura local, mergulhando na história e tradições cearenses. É uma experiência que une sabores e conhecimento.

Museu da indústria: Preservação histórica e inovação sustentável no Ceará

O Museu da Indústria se destaca por preservar e promover séculos de história industrial do Ceará, com exposições que valorizam o patrimônio econômico e cultural do estado. O espaço de mais de 2 mil metros quadrados também foca em práticas sustentáveis e soluções tecnológicas inovadoras.

O visitante terá uma visão clara de como a história do café no Ceará influenciou a economia local. Além disso, poderá entender o mercado global e a importante contribuição do estado nesse setor.

Confira nossos canais
Siga nas Redes Sociais
Notícias Relacionadas