O Museu da Indústria, o Núcleo de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e o Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado no Ceará (Sindienergia/CE), em parceria com a Enel, contam a história da chegada e do uso da energia elétrica no Ceará.
A história é contada por meio de uma exposição inédita no local que já abrigou a sede da Companhia de Energia Elétrica do Ceará de 1935 até o final da década de 1980. A partir desta quarta-feira, 22, a exposição será aberta ao público.
A mostra, intitulada “Eletricidade: história, memória e futuro do patrimônio energético do Ceará”, reúne vasto conteúdo sobre essa temática tão fundamental à vida humana. Ela tem o objetivo de apresentar aos visitantes um panorama da relação entre energia e sociedade ao longo do tempo.
Contando com três parâmetros transversais – as mudanças nos hábitos e costumes, a evolução e eficiência das matrizes energéticas e a segurança e importância do uso consciente -, a exposição pretende estabelecer uma pedagogia por meio de objetos, textos e experimentações diversas.
Inaugurado em 2014, o Museu da Indústria tem ganhado cada vez mais espaço nas programações culturais e educativas da cidade de Fortaleza. A proposta do espaço é valorizar e preservar as memórias de cinco séculos de desenvolvimento da história industrial cearense, em um ambiente igualmente aberto aos novos tempos de inovação, tecnologia e conhecimento.
A mostra está disponível para visitação de terça a sábado, das 9h às 17h, com entrada até 16:30. Aos domingos, os visitantes podem acessar o local das 9h às 13h, com entrada até 12:30. O Museu estará fechado nos dias 24 e 25 e 31/12 e 01/01.